Estadão / Notícias / CPNU 2024

CNU: resultado final do concurso é adiado e Ministério explica motivo

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou um novo cronograma para o Concurso Nacional Unificado (CNU)

Jennifer de Carvalho

21 de Novembro de 2024 às 11:15

O resultado final do CNU está previsto para ser divulgado em uma nova data. - Foto: Ricardo Stuckert/PR via Fotos Públicas
O resultado final do CNU está previsto para ser divulgado em uma nova data. - Foto: Ricardo Stuckert/PR via Fotos Públicas

Os candidatos que passaram pelas fases do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) aguardavam os resultados oficiais de todo o processo, previsto para esta quinta-feira (21). No entanto, na última quarta-feira (20), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou o adiamento da divulgação, além de comunicar que seria liberado um novo cronograma.

Em nota nesta quinta (21), o MGI informou que a União realizou um acordo judicial para garantir o andamento do chamado “Enem dos concursos”. Conforme a pasta, “32.260 novos candidatos ficam habilitados à correção das provas discursivas e redações”. Isso resultou na criação de um novo cronograma, para o cumprimento de todas as etapas.

Leia também sobre as principais mudanças nas regras de concursos públicos de 2024.

Ainda, segundo o Ministério da Gestão, todos os participantes que já estão habilitados continuam no certame.

Ministério da Gestão destacou os pontos considerados para o adiamento

Conforme o MGI, o acordo para a continuidade do concurso público e o seu adiamento considerou três pontos, sendo eles:

  • Evitar a eliminação dos candidatos que, no cartão-resposta, deixaram de cumprir uma das diretivas de segurança contidas no item 9, letra "f", do caderno de provas, com a possibilidade de identificar o tipo de prova por outros critérios;
  • Garantir a correção, em quantidade equivalente a dos candidatos de ampla concorrência, das provas discursivas e redações dos concorrentes às vagas reservadas para negros, que atingiram a nota mínima;
  • Proceder à retificação dos editais dos Blocos 4 e 5 para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), de modo a incluir a prova de títulos como etapa classificatória, garantindo a equivalência com os pesos previstos na Tabela 1 do edital do Bloco 2 para o mesmo cargo.

Qual a nova previsão para o resultado final do CNU?

As provas do “Enem dos concursos” foram aplicadas no dia 18 de agosto, em 228 as cidades brasileiras. Mas com as novas alterações, muitos participantes precisarão passar por etapas como a prova de títulos, a perícia médica e o procedimento de verificação aos candidatos negros e indígenas.

Leia também sobre como um concurso público pode transformar a vida de quem tem baixa renda nesta reportagem.

Assim, de acordo com o novo cronograma do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o resultado final do processo está previsto para ser divulgado no dia 11 de fevereiro de 2025. Clique aqui e confira as novas datas do processo.

Encontrou algum erro?

Entre em contato