Assine EstadãoLogo Estadão

CNU dá nova orientação para candidatos que se declararam negros; veja

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos irá convocar novamente candidatos negros e pardos para processo de heteroidentificação

Vitória Prates

Publicado em 21/11/2024, às 13h43
Esther Dweck, ministra do MGI e Paulo Pimenta, ministro-Chefe do SECOM - Valter Campanato/Agência Brasil via Fotos Públicas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) recebe alterações no cronograma oficial. Em nota, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos esclare os motivos da mudança no calendário e os próximos passos, inclusive para os cotistas, saiba mais. 

Processo de heteroidentificação: quando será a nova convocação?

De acordo com o novo cronograma divulgado pelo Ministério, a nova convocação para o processo de heteroidentificação, para cotistas, do Concurso Público Nacional Unificado será 23 de dezembro.

Procedimento de heteroidentificação: como funciona?

Além de se autodeclarar no processo de inscrição, os candidatos, aprovados nas provas, que concorrem às vagas reservadas, participam de outro procedimento: heteroidentificação (candidatos negros e pardos) ou avaliação biopsicossocial (PCDs).

Para garantir que apenas pessoas negras e pardas tenham acesso às cotas raciais, a comissão de heteroidentificação avalia a etnia/raça dos candidatos. A banca analisa as características fenotípicas dos participantes. Depois, os membros votam entre si para decidir se o candidato faz jus ou não às cotas raciais.

Saiba mais sobre cotas em certames, legislação detalhada e histórias de servidores em reportagem publicada no Estadão

Cotas no Concurso Público Nacional Unificado: como foi o certame deste ano?

Por lei, em certames federais, 20% das vagas são destinadas a candidatos negros e pardos e 20% para pessoas com. Além disso, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), um dos órgãos participantes do CNU, também reservou 30% para candidatos índigenas. 

O maior concurso público da história do Brasil, o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) contou com 2,1 milhão de inscritos. Com vagas abertas para 21 órgãos governamentais, o CNU já é um feito inédito do país.

Na edição deste ano, 420 mil pessoas se inscreveram em vagas de cotas raciais e 54 mil candidatos solicitaram atendimento especial durante a prova. Esse último inclui tanto pessoas com deficiência e autistas quanto gestantes e lactantes.

Novo cronograma do CNU

Abaixo, confira o novo calendário do Concurso Público Nacional Unificado (CNU):

Encontrou algum erro?

Entre em contato

Compartilhe:

Principais temas acessados

Concurso Público Enem dos Concursos Concurso Público Nacional Unificado CPNU CNU