Assine EstadãoLogo Estadão

CNU: prazo para envio dos títulos termina hoje; saiba como enviar

Os candidatos reintegrados ao Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem até esta quinta-feira para enviar os títulos

pratesvitoria77@gmail.com

5 de Dezembro de 2024 às 11:17

Esther Dweck, ministra do MGI e o presidente Lula - Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil via Fotos Públicas

O prazo para envio dos títulos para o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) termina hoje. Os candidatos tem até quinta-feira (5) para enviar os documentos solicitados. Em novembro, o cronograma do CNU foi totalmente alterado. Os resultados finais do certame, antes previstos para serem publicados dia 21 de novembro, ganharam uma nova data. Entenda as mudanças e os próximos passos.

Leia também sobre histórias de candidatos aprovados em concursos de alta concorrência

Títulos: como enviar? 

Antes de enviar os documentos para avaliação, vale conferir a pontuação de cada título, de acordo com o cargo. Para conferir essas atribuições, vale a leitura novamente do edital. Depois, os candidatos precisam entrar na página do candidato no site da Fundação Cesgranrio, banca organizadora do certame. Como logados no perfil, faça o upload dos materiais. 

Leia também sobre concursos públicos com inscrições finalizadas em dezembro

O que é a prova de títulos?

A avaliação de títulos é a etapa de comprovação de títulos acadêmicos, como gradução, pós-gradução, mestrado e doutorado, e experiências profissionais anteriores. Nem todos os cargos necessitaram de prova de títulos. Mas profissionais como arquiteto, engenheiro, médico, entre outros, foram submetidos a avaliação para comprovar formação na área. 

Com exceção dos candidatos do bloco 8 - nível Intermediário -, todos os cargos do CNU exigiam graduação completa. Mas, das mais de 6 mil carreiras previstas em edital, 1.875 vagas poderiam se inscrever pessoas com formação superior em “qualquer área de conhecimento". 

Leia também sobre o uso da inteligência artificial em concursos públicos

Reintegração dos desclassificados

Em nota, o governo federal declarou que: "32.260 novos candidatos ficam habilitados à correção das provas discursivas e redações". Após acordo com o Ministério Público e para garantir a avaliação desses candidatos, um novo cronograma do Concurso Público Nacional Unificado foi divulgado.

Leia também sobre como lidar com a ansiedade na preparação dos concursos públicos

Novo cronograma do CNU

Abaixo, confira o novo calendário do Concurso Público Nacional Unificado (CNU):

Leia também sobre as regras de aposentadoria para servidores públicos

Encontrou algum erro?

Entre em contato

Compartilhe:

Principais temas acessados

Concurso Público Enem dos Concursos Concurso Público Nacional Unificado CPNU CNU