Assine EstadãoLogo Estadão

CNU: prazo para envio dos títulos começa hoje; saiba mais

Com nova decisão judicial, candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) antes eliminados, devem enviar os títulos para avaliação

pratesvitoria77@gmail.com

4 de Dezembro de 2024 às 10:04

Os ministros, Esther Dweck (Serviço Público), Fernando Haddad (Fazenda), e Rui Costa (Casa Civil) - Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil via Fotos Públicas

O prazo para envio dos títulos para o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) começa hoje. Os candidatos tem até quinta-feira (5) para enviar os documentos solicitados. Os resultados finais do certame estavam previstos para dia 21, mas, com decisão judicial, candidatos antes eliminados foram reintegrados ao concurso, saiba mais sobre e confira os próximos passos do CNU. 

Leia também sobre histórias de candidatos aprovados em concursos de alta concorrência

Títulos: como enviar? 

Antes de enviar os documentos para avaliação, vale conferir a pontuação de cada título, de acordo com o cargo. Para conferir essas atribuições, leia novamente o edital. Depois, os candidatos precisam entrar na página do candidato no site da Fundação Cesgranrio, banca organizadora do certame e faça o upload dos materiais. 

Leia também sobre concursos públicos com inscrições finalizadas em dezembro

O que é a prova de títulos?

A avaliação de títulos é a etapa de comprovação de títulos acadêmicos, como gradução, pós-gradução, mestrado e doutorado, e experiências profissionais anteriores. Nem todos os cargos necessitaram de prova de títulos. Mas profissionais como arquiteto, engenheiro, médico, entre outros, foram submetidos a avaliação para comprovar formação na área. 

Com exceção dos candidatos do bloco 8 - nível Intermediário -, todos os cargos do CNU exigiam graduação completa. Mas, das mais de 6 mil carreiras previstas em edital, 1.875 vagas poderiam se inscrever pessoas com formação superior em “qualquer área de conhecimento". 

Leia também sobre as mudanças na legislação de concursos públicos no país

Reintegração dos desclassificados

Em nota, o governo federal declarou que: "32.260 novos candidatos ficam habilitados à correção das provas discursivas e redações". Após acordo com o Ministério Público e para garantir a avaliação desses candidatos, um novo cronograma do Concurso Público Nacional Unificado foi divulgado.

Leia também sobre os concursos públicos mais concorridos do Brasil e como se destacar

Novo cronograma do CNU

Abaixo, confira o novo calendário do Concurso Público Nacional Unificado (CNU):

Leia também sobre como se preparar para um concurso público, com dicas de especialistas

Encontrou algum erro?

Entre em contato

Compartilhe:

Principais temas acessados

Concurso Público Enem dos Concursos Concurso Público Nacional Unificado CPNU CNU