Estadão / Notícias / CPNU 2024

CNU: governo atualiza lista de aprovados; veja como conferir as mudanças

Buscando corrigir inconsistências nos resultados finais do CNU, divulgados dia 28 de fevereiro, o governo federal atualiza lista de aprovados

Veja mudanças do CNU - Foto: Envato Elements / YuriArcursPeopleimages
Veja mudanças do CNU - Foto: Envato Elements / YuriArcursPeopleimages

Na última terça-feira (4), o Governo Federal atualizou a lista de aprovados do Concurso Público Nacional Unificado (CNU).  Em comunicado, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) explica os motivos por trás das mudanças, entenda abaixo. 

Leia também sobre concursos públicos para professores e dicas para aprovação

CNU: porque a lista de aprovados foi atualizada?

De acordo com o comunicado, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) encontrou inconsistências na lista de aprovados e solicitou que a Cesgranrio, banca organizadora do CNU, realizasse uma verificação dos resultados. 

Durante o processamento da lista, o sistema considerou desistências para os cursos de formação sem as novas convocações para as mesmas vagas. Assim, as listas de convocação para matrícula foram divulgados de forma incompleta.

A lista foi atualizada no último final de semana (1 e 2 de março) e já está disponível na área do candidato. De acordo com o cronograma oficial, o CNU será homologado na próxima sexta-feirra (7). Confira o informativo na íntegra aqui. 

CNU: como conferir a lista de aprovados?

A lista de aprovados do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) foi divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pela Fundação Cesgranrio, banca organizadora do certame. Para conferir, o concurseiro precisa logar na "Área do Candidato'. 

Leia também sobre concursos públicos para professores e dicas para aprovação

CNU: o maior concurso da história do Brasil 

Na última quinta-feira (27), o Governo Federal publicou um comunicado com os dados do CNU. O certame coleciona números impressionantes que o consolida como o maior concurso da história do país. Ao todo, 970 mil pessoas disputaram 6.640 vagas em 21 órgãos públicos.

As provas foram aplicadas em 228 cidades, buscando garantir que nenhum candidato precisasse viajar mais de 100 km para realizar o exame. Também, diferente de outros concursos, o CNU permitiu que o candidato, com apenas uma inscrição, concorresse a vagas em outros órgãos públicos. 

Mesmo assim, o maior esforço do CNU não foi logístico, mas sim ambiental. Com as enchentes no Rio Grande do Sul, o concurso, inicialmente previsto para 5 de maio, foi adiado para 18 de agosto. Os gaúchos também receberam a possibilidade de reembolso da inscrição ou mudança do local da prova. 

Confira o informativo na íntegra. 

Leia também sobre concursos públicos para enfermeiros e dicas para aprovação

Encontrou algum erro?

Entre em contato