Por Vitória Prates
6 de Janeiro de 2025 às 08:41
Em novembro, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços alterou o calendário do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Com as mudanças, novas perícias médicas para PCDs foram convocadas. As avaliações biopsicossociais começam nesta semana, saiba como funcionam.
O processo de avaliação biopsicossocial/perícia médica, para cotistas, do Concurso Público Nacional Unificado será de 6 a 10 de janeiro de 2025.
Além de se autodeclarar no processo de inscrição, os candidatos, aprovados nas provas, que concorrem às vagas reservadas, participam de outro procedimento: heteroidentificação (candidatos negros e pardos) ou avaliação biopsicossocial (PCDs).
A avaliação biopsicossocial deve ser realizado por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, entre profissionais da saúde, como médicos e fisioterapeutas, até assistentes sociais e psicólogos. Esse procedimento substitui a antiga perícia médica, em um modelo que busca maior inclusão social dos PCDs no serviço público.
O maior concurso público da história do Brasil, o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) contou com 2,1 milhão de inscritos. Com vagas abertas para 21 órgãos governamentais, o CNU já é um feito inédito do país.
Na edição deste ano, 420 mil pessoas se inscreveram em vagas de cotas raciais e 54 mil candidatos solicitaram atendimento especial durante a prova. Esse último inclui tanto pessoas com deficiência e autistas quanto gestantes e lactantes.
Das adaptações da avaliação, o candidato pode solicitar salas de fácil acesso - para cadeirantes ou pessoas com dificuldade na mobilidade -, leitura labial, extensão no tempo da prova - candidatos com deficiência intelectual e déficit de atenção -, texto em braille ou prova ampliada. No caso do CNU, foram disponibilizados 15 kits de provas especiais.
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2024 está chegando ao fim, confira os próximos passos do certame:
Encontrou algum erro?
Entre em contato