Assine EstadãoLogo Estadão

CNU: governo antecipa divulgação da lista de aprovados; veja datas

Resultados serão publicados em fevereiro; a aceleração do processo seletivo promete agilizar a entrada de novos servidores no serviço público

gabbybento@hotmail.com

15 de Janeiro de 2025 às 12:18

O cronograma do Concurso Nacional Unificado (CNU) sofreu uma nova alteração, conforme anunciado pelo governo na última terça-feira (14) - Foto: Envato Elements/Prostock-studio

O cronograma do Concurso Nacional Unificado (CNU) sofreu uma nova alteração, conforme anunciado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na última terça-feira (14). Agora, os resultados finais dos candidatos serão divulgados no dia 4 de fevereiro, adiantando em uma semana a data anteriormente prevista.

De acordo com informações da Agência Brasil, inicialmente, a publicação das notas finais estava programada para novembro, mas sofreu um adiamento para 11 de fevereiro. Com a mais recente mudança, a divulgação será feita no início do mesmo mês.

"No dia 4 de fevereiro serão divulgadas as listas dos aprovados nas vagas já previstas no edital para todas as vagas. Vocês sabem que cada bloco tem várias vagas e vários cargos. Então, serão divulgadas essas listas e, nesse mesmo dia, naquelas carreiras que ainda têm uma última etapa, que é a etapa do curso de formação, as pessoas já serão convocadas para o curso", falou a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, durante uma coletiva de imprensa.

Leia também se existe escala 6x1 para concursados nesta reportagem.

Essa lista será definitiva para os candidatos ao Bloco 8, que abrange cargos de nível médio. Já para os Blocos 1 a 7, voltados para vagas de nível superior, novas atualizações serão liberadas ao longo de fevereiro, conforme o cronograma.

De acordo com Esther Dweck, o avanço no cronograma é resultado de um intenso trabalho da equipe da Cesgranrio, responsável pela correção dos exames e pela análise dos currículos dos participantes do processo seletivo.

Dweck também destacou um ponto importante do certame: ao ser convocado para o curso de formação de um cargo específico, o candidato é automaticamente desclassificado para as demais opções de carreira indicadas em sua lista de preferência na fase inicial do concurso.

"Quando entrar na área do candidato, ele verá uma mensagem informando que a pessoa foi chamada para o curso de formação desta carreira.  Ali, pergunta se quer participar ou ou não. Caso a pessoa diga OK, ela confirma e, posteriormente, será chamada fazer a matrícula no curso de formação. Isso significa que ela não estará mais na lista de classificação daqueles cursos abaixo da preferência dela", explicou Dweck.

Leia também se concursados podem confiar na aposentadoria nesta reportagem.

A reprogramação das datas também foi influenciada por uma decisão da Justiça Federal do Tocantins, que determinou, em novembro, a anulação das eliminações de candidatos que deixaram de preencher corretamente o campo de identificação no cartão de respostas durante a aplicação das provas.

Confira o cronograma completo atualizado:

Encontrou algum erro?

Entre em contato

Compartilhe:

Principais temas acessados

CNU Concurso Nacional Unificado