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Ceará abre inscrições de concurso para delegado; salário é de R$ 22 mil

O concurso público para o cargo de Delegado de Polícia Civil do Estado do Ceará possui vagas imediatas e para a formação de um cadastro de reserva

Os candidatos do processo devem passar por provas objetivas e discursivas. - Foto: Adobe Stock
Os candidatos do processo devem passar por provas objetivas e discursivas. - Foto: Adobe Stock

Nesta sexta-feira (28), iniciou-se o período de inscrição do concurso público da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE). Trata-se de uma seleção para o cargo de Delegado de Polícia Civil do Estado do Ceará.

Ao todo, o processo possui 100 vagas imediatas, além de 200 para a formação de um cadastro reserva – ou seja, para oportunidades que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade de dois anos.

Conforme o edital de abertura, os novos servidores públicos realizarão uma jornada de trabalho de 30 horas por semana, com um salário de R$ 22.165,53.

Assim, os interessados em participar do processo precisam possuir ensino superior de bacharelado em Direito. Ainda, é preciso comprovar, no mínimo, três anos de atividade jurídica ou de efetivo exercício em cargo público de natureza policial.

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Quando serão as provas objetivas e discursivas do concurso?

De acordo com o cronograma destacado no anexo I do edital, as provas objetivas e discursivas estão previstas para serem aplicadas no dia 25 de maio, na cidade de Fortaleza. Confira como serão as avaliações e outras etapas do concurso nesta matéria.

Como se inscrever no concurso?

Os interessados no concurso público para Delegado de Polícia Civil do Ceará podem se inscrever até às 18h (horário oficial de Brasília/DF) do dia 11 de abril. Para isso, basta acessar o portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora – e preencher todos os campos requisitados.

Com isso, os candidatos que não forem isentos da taxa da candidatura devem efetuar o seu pagamento até o dia 29 de abril, para o cadastro ser devidamente efetivado. O valor é de R$ 300 e o procedimento deve ser feito por meio de Documento de Arrecadação Estadual (DAE).

Confira o passo a passo para realizar o pagamento da taxa

  • Acesse o portal do Cebraspe para obter o Documento de Arrecadação Estadual (DAE);
  • Verifique o valor da taxa, que é de R$ 300;
  • Reimprima o DAE na área de acompanhamento do concurso, caso ainda não tenha o documento;
  • Realize o pagamento em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou nos Correios. Para pagamento via PIX, use o QR code apresentado DAE, disponibilizado no portal do Cebraspe.

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Quem pode pedir a isenção da taxa de inscrição?

O processo no Ceará possibilita a isenção da taxa de inscrição, a qual deve ser solicitada até o dia 3 de abril. O pedido pode ser feito apenas por pessoas que se encaixam em uma das seguintes situações:

  • Doadores de sangue;
  • Alunos que concluíram o ensino médio em instituições do Ensino Público;
  • Pessoas com deficiência (PcDs);
  • Candidatos alunos cujas famílias recebam renda de até dois salários mínimos;
  • Cidadãos hipossuficientes – ou seja, que não possuem condições financeiras.

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Vale destacar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo para Delegado de Polícia Civil do Estado do Ceará, como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização.

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