Por Jennifer de Carvalho
10 de Fevereiro de 2025 às 14:05
Na última sexta-feira (7), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou a lista de convocação de candidatos para a segunda etapa do concurso público. Trata-se de uma chamada para a realização da matrícula na primeira turma do curso de formação, o qual acontecerá em Brasília, no Distrito Federal.
Lançado em janeiro de 2024, o certame possui 50 vagas cargos de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações. Ainda, a seleção conta com a formação de cadastro de reserva – ou seja, para oportunidades que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade de dois anos.
De acordo com o edital de abertura, todas as ocupações possuem um salário de R$ 16.413,35, com uma jornada de trabalho de 40 horas por semana. Confira a distribuição das vagas imediatas entre as funções disponibilizadas pelo processo:
Leia também se concursados podem confiar na aposentadoria nesta reportagem.
Os candidatos do concurso da Anatel que passaram pela primeira etapa do concurso já podem consultar a lista de convocação para a segunda etapa do processo. Para isso, veja o seguinte passo a passo:
O documento está organizado por cargo/especialidade, número de inscrição e nome do candidato em ordem alfabética. Assim, aqueles que foram chamados para essa fase devem realizar a matrícula no curso de formação entre os dias 14 e 17 de fevereiro, pelo portal do Cebraspe – banca organizadora do concurso.
Após o preenchimento da ficha de matrícula, é preciso imprimir o seu comprovante e entregá-lo, pessoalmente, no local de realização do curso no dia 10 de março.
Conforme o edital nº 14 publicado no portal do Cebraspe, o curso de formação é de caráter eliminatório e classificatório. Essa fase do processo da Anatel terá uma carga horária de 140 horas, em horário comercial de trabalho, de segunda a sexta-feira.
As atividades podem ser desenvolvidas nos turnos matutino e vespertino. Os candidatos devem ficar atentos à frequência nas atividades do curso de formação. De acordo com a publicação citada acima, não haverá reposição ou recuperação de aulas.
Assim, o curso está previsto para acontecer entre os dias 10 de março e 4 de abril. Os participantes devem acompanhar os canais oficiais do processo, como o site da banca, pois o local e endereço do curso ainda serão informados.
A segunda etapa do processo também terá uma prova objetiva. O exame será composto por 80 itens, os quais devem ser julgados como CERTO ou ERRADO.
Leia também sobre o uso da Inteligência Artificial em concursos públicos nesta reportagem.
Conforme o edital nº 14, a previsão é de que a avaliação seja aplicada no dia 6 de abril, às 9 horas (horário oficial de Brasília/DF). Na data, os candidatos devem ter em mãos uma caneta de tinta preta, em material transparente, e um documento de identidade original. Acesse o documento e confira todas as orientações para a segunda etapa do concurso.
Vale destacar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização.
Encontrou algum erro?
Entre em contato