Estadão / Notícias / Concurso Estadual

Anatel dá orientação para quem se declarou negro em concurso; saiba mais

Com um concurso público em andamento, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou uma convocação aos candidatos autodeclarados negros

Jennifer de Carvalho

13 de Novembro de 2024 às 10:38

O concurso público da Anatel possui 50 vagas em várias especialidades. - Foto: Freepik
O concurso público da Anatel possui 50 vagas em várias especialidades. - Foto: Freepik

Na última segunda-feira (11), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) convocou os candidatos autodeclarados negros para o procedimento de heteroidentificação. Trata-se de uma análise sobre a veracidade da declaração dos concorrentes às vagas reservadas para pessoas negras.

Vale citar que as provas objetivas e discursiva ocorreram em todas as capitais do Brasil, no dia 15 de setembro, referentes aos cargos de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações.

Ao todo, a seleção possui 50 vagas para contratação imediata, além da formação de cadastro de reserva – ou seja, para oportunidades que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade. Abaixo, confira as especialidades dos cargos:

  • Ciências Contábeis: 3 vagas;
  • Ciências de Dados: 15 vagas;
  • Direito: 8 vagas;
  • Economia: 4 vagas;
  • Engenharia: 10 vagas;
  • Geral: 10 vagas.

Como consultar quem foi convocado para o procedimento de heteroidentificação?

Para consultar os candidatos que precisam passar por essa etapa, é preciso acessar a publicação feita pelo Diário Oficial da União (DOU). Por lá, é possível verificar o nome em ordem alfabética e o número de inscrição por especialidade do cargo.

Leia mais sobre o concurso da Anatel nesta matéria.

Ainda, de acordo com o edital do processo, essa fase será realizada nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. O documento também destacou que a etapa de heteroidentificação acontecerá no dia 24 de novembro.

Com isso, os participantes devem conferir os locais e o horário do procedimento pelo portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), a partir da próxima terça-feira (19).

Como acontecerá o procedimento de heteroidentificação?

Os convocados devem comparecer ao local onde acontecerá o procedimento com 1h de antecedência, além de ter em mãos um documento de identidade original.

De acordo com o documento divulgado no DOU, a comissão de heteroidentificação será composta por cinco membros e seus suplentes. Vale citar que os currículos desses integrantes serão disponibilizados no portal do Cebraspe.

Assim, serão consideradas as características fenotípicas do candidato. No entanto, vale citar que o participante pode ser eliminado do concurso nas seguintes situações:

  • Se recusar a ser filmado;
  • Prestar declaração falsa;
  • Não comparecer ao procedimento de heteroidentificação.

Leia também sobre os principais concursos brasileiros nesta matéria.

Assim, os aprovados no concurso público da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizarão um trabalho com uma jornada de 40 horas por semana, com um salário de R$ 16.413,35.

Encontrou algum erro?

Entre em contato