Por Lilian Campos
14 de Outubro de 2025 às 10:08
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), anunciou na última segunda (13), a retomada da aplicação de provas teóricas para comissários de voo. As provas teóricas estavam paralisadas desde 6 de junho de 2025, devido a um contingenciamento orçamentário decretado em 30 de maio de 2025.
Em uma nova avaliação, a ANAC enxergou uma disponibilidade maior no orçamento, sendo possível o retorno das aplicações dos exames teóricos.
O comissário de voo é um profissional com missão de cuidar da segurança e conforto dos passageiros durante o transporte aéreo, e também do conforto de toda a tripulação. Para se tornar um comissário, há alguns requisitos a serem preenchidos, como:
Os comissários também devem ter realizado o treinamento inicial aprovado pela ANAC, terem no mínimo 5 horas de voo desempenhando funções de comissário de voo com supervisão de um instrutor.
Leia também: Trabalha e estuda para concurso? Veja 3 dicas para evitar a sobrecarga
A prova teórica para Comissários de Voo é composta por 4 blocos, com 20 questões. Cada bloco tem 30 minutos de duração, totalizando em 2 horas de prova teórica. O candidato deve ter, no mínimo, 70% de acertos em cada bloco para ser aprovado.
As provas são realizadas em unidades da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em todo o país.
As inscrições e agendamentos devem ser feitos no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e não há um limite de tentativas. Caso o candidato não passe na primeira oportunidade, é possível uma nova inscrição e agendamento.
Ainda não há informações oficiais sobre novos valores para a realização da prova teórica.
Leia também: Veja dicas de como se planejar para um concurso público de outro estado
Os agendamentos para as provas teóricas estão disponíveis desde a última segunda-feira (13), pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Os candidatos que já haviam agendado suas provas antes da suspensão temporária terão 90 dias para realizar um novo agendamento pelo site da FGV. Já os candidatos que não solicitaram reembolso da inscrição, poderão agendar novamente suas provas, já que suas inscrições foram mantidas.
Vale ressaltar que os prazos estabelecidos podem sofrer alterações, por isso, é interessante acompanhar os canais oficiais e o portal da fundação organizadora do exame prático.
Encontrou algum erro?
Entre em contato