Os candidatos do concurso da AEB devem consultar os locais de realização das provas, além de se atentarem aos documentos exigidos para a ocasião
Com 30 vagas, muitos candidatos do concurso público da Agência Espacial Brasileira (AEB) buscam uma oportunidade para se tornarem servidores da instituição. Vários participantes devem realizar as provas objetivas e discursivas do processo no próximo domingo (13), conforme o cronograma no anexo I do edital.
Lançada em dezembro de 2024, a seleção é voltada para dois cargos que exigem ensino superior: Analista em Ciência e Tecnologia e Tecnologista. Vale citar que o certame contempla diferentes especialidades.
Ainda, o processo conta com a formação de um cadastro reserva – ou seja, para oportunidades que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade.
Leia também: Concursos Públicos: como lidar com a ansiedade no processo? Veja dicas práticas.
A prova objetiva terá 20 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos básicos. Nesse caso, os conteúdos serão os seguintes: língua portuguesa; ética na administração pública; noções de administração pública; noções de informática. Ainda, alguns candidatos devem responder perguntas sobre língua inglesa.
Além disso, a avaliação terá 40 questões sobre conhecimentos específicos, em que as disciplinas a serem cobradas dependem de cada cargo escolhido.
Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito.
Já a prova discursiva consistirá em uma redação. Assim, os candidatos deverão elaborar um texto de até 30 linhas, sobre o Programa Nacional de Atividades Espaciais – PNAE 2022-2031. O endereço eletrônico com informações sobre o PNAE está destacado no edital de abertura.
Vale citar que, de acordo com o edital do concurso, as avaliações serão realizadas nas seguintes cidades:
Os candidatos do concurso da AEB já podem consultar os locais de realização das provas objetivas e discursivas, individualmente. Para isso, veja o seguinte passo a passo:
Veja o horário em que as avaliações serão aplicadas nesta matéria.
Divulgado no dia 31 de março, o comunicado destacado como edital nº 3 orienta que no dia dos exames os participantes devem ter em mãos o comprovante de inscrição e documento de identidade original, além de uma caneta de tinta preta em material transparente.
Leia também: Geração Z está preparada para o setor público? Veja o que dizem os especialistas.
Conforme o comunicado citado acima, diversos materiais não podem ser levados às unidades em que as provas serão aplicadas. Por exemplo, o documento destaca que os candidatos não devem portar óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e/ou borracha.
Outros elementos proibidos são recipientes ou embalagens que não sejam fabricados em material transparente, como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos. Acesse o comunicado completo no edital nº 3 e confira todas as orientações para a ocasião.
Conforme o edital de abertura, os servidores públicos convocados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana. Dependendo do cargo e da titulação – graduação, especialização, mestrado ou doutorado –, os contratados podem ser contemplados por salários que variam entre R$ 6.662,68 e R$ 10.823,89.
Leia também: Escala 6x1 existe para concursados? Veja o que dizem especialistas.
As datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo da Agência Espacial Brasileira (AEB), como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização. Veja mais detalhes sobre as provas do concurso nesta matéria.