Estadão / Notícias / Concurso Federal

AEB divulga padrão de resposta da prova discursiva do concurso público

O período para apresentar recursos contra o padrão de resposta da avaliação discursiva do concurso da Agência Espacial Brasileira (AEB) já está aberto

No padrão preliminar de resposta da avaliação, os candidatos podem consultar os quesitos avaliados no exame. - Foto: Adobe Stock
No padrão preliminar de resposta da avaliação, os candidatos podem consultar os quesitos avaliados no exame. - Foto: Adobe Stock

Na última terça-feira (15), a Agência Espacial Brasileira (AEB) liberou o padrão preliminar de resposta da prova discursiva de seu novo concurso público. A avaliação foi aplicada no último domingo (13), juntamente com os exames objetivos.

De acordo com uma publicação do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora do processo – referente à demanda de candidatos por vaga, 5.210 pessoas se inscreveram na seleção da AEB.

Assim, os candidatos buscam uma oportunidade, dentre as 30 vagas ofertadas. Conforme o edital de abertura, o certame é voltado para os cargos de Analista em Ciência e Tecnologia e de Tecnologista, os quais exigem ensino superior.

Leia também: Geração Z está preparada para o setor público? Veja o que dizem os especialistas.

Como consultar o padrão preliminar de resposta das provas discursivas?

A prova discursiva do concurso da AEB foi composta por uma redação. Com isso, os candidatos precisaram elaborar um texto de até 30 linhas, sobre o Programa Nacional de Atividades Espaciais – PNAE 2022-2031.

Assim, os concurseiros que passaram por essa fase já podem consultar o padrão preliminar de resposta do exame. Para isso, confira o seguinte passo a passo:

  • Acesse a página do concurso da AEB no portal do Cebraspe;
  • Localize a parte de “Provas e Gabaritos”;
  • Em seguida, clique no link destacado como “Padrão Preliminar de Resposta – Prova Discursiva – Todos os Cargos”.

Ao acessar o endereço, os participantes podem verificar os sete objetivos estratégicos sobre o PNAE 2022-2031. Conforme o documento, desse total, os candidatos poderiam abordar três. Confira abaixo:

  1. Estabelecer, desenvolver e manter um programa espacial brasileiro de Estado, com garantia de recursos de curto, médio e longo prazos;
  2. Promover o atendimento efetivo às necessidades da sociedade e do Estado em geral;
  3. Desenvolver a indústria nacional, de maneira a consolidá-la competitivamente nos mercados de bens e de serviços espaciais e a gerar benefícios socioeconômicos ao país;
  4. Estimular negócios e empreendedorismo no setor privado nacional para o desenvolvimento e para utilização de bens e de serviços espaciais;
  5. Fomentar o desenvolvimento de competências científica, tecnológica e de inovação para o setor espacial;
  6. Garantir a não dependência no desenvolvimento e no controle dos sistemas espaciais nacionais;
  7. Consolidar de forma ativa, em todos os setores da sociedade, o entendimento sobre os benefícios diretos e indiretos, existentes e potenciais, do setor espacial para o Brasil.

Leia também: Inteligência Artificial: aliada ou vilã? Veja como a tecnologia impacta os concursos públicos.

Ainda, os concurseiros podem consultar os seguintes quesitos avaliados na prova de discursiva para todos os cargos:

  • PNAE como documento orientador das atividades espaciais;
  • Três objetivos estratégicos do PNAE.

Para conferir o documento completo, acesse o endereço abaixo:

Até quando é possível apresentar recursos contra o padrão de respostas?

Conforme o cronograma no anexo I do edital, aqueles que desejarem apresentar algum recurso contra o padrão preliminar de respostas devem realizar esse procedimento até às 18h (horário oficial de Brasília/DF) do dia 17 de abril. O link para a interposição já está disponível no portal da banca Cebraspe.

Após essa fase, o resultado provisório na avaliação discursiva está marcado para ser divulgado no dia 16 de maio.

Faixa salarial dos cargos

Conforme o edital de abertura, os servidores públicos convocados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana. Dependendo do cargo e da titulação – graduação, especialização, mestrado ou doutorado –, os contratados podem ser contemplados por salários que variam entre R$ 6.662,68 e R$ 10.823,89.

Leia também: Escala 6x1 existe para concursados? Veja o que dizem especialistas.

Quais são as especialidades disponibilizadas pelo certame?

  • Analista em Ciência e Tecnologia Júnior (qualquer área de formação);
  • Analista em Ciência e Tecnologia Júnior – Especialidade: Cooperação Internacional;
  • Tecnologista Júnior – Especialidade: Desenvolvimento Tecnológico;
  • Tecnologista Júnior – Especialidade: Tecnologia da Informação.

Sobre o cronograma do concurso

As datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo da Agência Espacial Brasileira (AEB), como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização.

Encontrou algum erro?

Entre em contato