O concurso público da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, possui vagas reservadas para PcDs e candidatos negros
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, lançou um novo concurso público para o cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior. A seleção possui 30 vagas para contratação imediata. Desse número, seis são voltados para pessoas com deficiência (PcDs) e outros seis para candidatos negros.
Conforme o edital, a seleção busca candidatos para os campus de Juiz de Fora e de Governador Valadares da UFJF. Dentre as atribuições do cargo estão atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, além de funções de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na instituição.
Os salários dependem da jornada de trabalho e do tipo de título – como especialização, mestrado e doutorado. Assim, as remunerações variam da seguinte maneira:
Leia também sobre como passar em um concurso público para professor nesta reportagem.
O certame da universidade localizada no estado de Minas Gerais contempla diversas áreas de conhecimento para professores. É possível encontrar funções em Microeconomia, Tecnologia e Inovação, Projetos de Máquinas e Mecânica dos Sólidos, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Medicina Veterinária de Animais Silvestres, entre outras.
O concurso público da UFJF será composto por cinco etapas: prova escrita dissertativa; prova prática; prova didática; prova de memorial e plano de atuação profissional; e avaliação de títulos.
A data de início das provas para professores depende da área de conhecimento selecionada. Por isso, é importante que os candidatos verifiquem o cronograma no anexo II do edital. Com isso, os dias podem ser os seguintes:
Os interessados no concurso público da UFJF podem se inscrever entre os dias 28 de janeiro e 10 de março. A candidatura deve ser feita no site de concursos da própria universidade.
Para o cadastro ser devidamente efetivado, é preciso efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 11 de março, apenas pelo Banco do Brasil. O valor é de R$ 180.
Leia também se concursados podem confiar na aposentadoria nesta reportagem.
O processo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) possibilita a isenção da taxa de inscrição em alguns casos. O pedido deve ser feito entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro.
Conforme o edital, a solicitação só pode ser realizada por pessoas que se encaixam em uma das seguintes situações: