Por Caroline Andrade
11 de Julho de 2025 às 12:52
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) lançou um concurso público com o objetivo de preencher uma vaga para o cargo de Professor Adjunto, na área de Matemática. A seleção contempla a exigência de graduação e título de doutor na área de atuação.
Leia também: 6 candidatos dão dicas após serem aprovados em grandes concursos
Ao todo, o processo possui uma vaga, além da formação de um cadastro reserva, ou seja, para oportunidades que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade.
Conforme o edital de abertura, o novo servidor público deve cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais. Já a remuneração mensal é de R$ 6.581,01.
O concurso público será composto por três etapas: prova escrita, prova de aula e julgamento de títulos e trabalhos. Assim, de acordo com o cronograma destacado no edital, a prova escrita está prevista para o dia 29 de setembro de 2025; a prova de aula para os dias 2 e 3 de outubro de 2025; e o julgamento de títulos conforme os critérios estabelecidos.
Leia também sobre histórias inspiradoras de aprovados em grandes concursos nesta reportagem.
Os interessados no concurso público podem se inscrever entre às 9h do dia 25 de julho de 2025 até às 23h59 do dia 28 de agosto de 2025. Para isso, basta acessar o portal Prossim e preencher todos os campos requisitados.
Com isso, os candidatos que não forem isentos da taxa de inscrição devem efetuar o pagamento de R$ 329,05 até o prazo indicado para o cadastro ser devidamente efetivado.
Não haverá isenção total ou parcial da taxa de inscrição, exceto para candidatos que declararem hipossuficiência de recursos financeiros e comprovarem renda bruta familiar mensal de até três salários-mínimos.
A comprovação necessária para concessão da isenção é a inscrição do candidato no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, conforme regulamentação pelo Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022, anexada por meio do Sistema PROSSIM.
O pedido de isenção deve ser feito até o dia 13 de agosto de 2025.
Vale destacar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo, como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização.
Leia mais em: Geração Z está preparada para o setor público? Veja o que dizem os especialistas
Encontrou algum erro?
Entre em contato