A Fundação Getulio Vargas (FGV) será responsável pela seleção, prevista para preencher vagas imediatas e criar cadastro reserva
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) está se preparando para realizar um novo concurso público destinado ao cargo de juiz substituto. A responsabilidade pela organização do certame ficou a cargo da Fundação Getulio Vargas (FGV), conforme contrato assinado na última terça-feira (14).
Conforme informações do TJ, a cerimônia de formalização do acordo ocorreu no Palácio Rio Tocantins, sede do TJTO em Palmas, e contou com a presença da presidente do Tribunal, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, e de outros representantes da instituição, como a diretora-geral Ana Carina Souto, o diretor administrativo Ronilson Pereira da Silva e a diretora de Gestão de Pessoas Márcia Mesquita.
Leia também sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.
Este novo concurso surge como resposta à necessidade de reforçar o quadro de magistrados no estado, especialmente considerando que o último certame para a função foi realizado há 18 anos, em 2007. A defasagem de juízes, provocada pelo aumento na demanda processual, acúmulo de comarcas e aposentadorias, levou o Tribunal Pleno a autorizar a abertura do processo seletivo em outubro de 2023.
“Durante todo esse tempo, nossa equipe trabalhou diariamente. Criamos uma comissão para atuar nos estudos preliminares, atravessamos diversas fases desse processo e hoje o empenho de várias mãos fez com que nosso objetivo inicial se tornasse uma realidade. Estamos encerrando nossa gestão, colhendo frutos e sabendo que o processo está encaminhado”, afirmou a presidente do TJTO.
O edital prevê a oferta de sete vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva, podendo atingir até 15 oportunidades ao todo. As etapas do concurso incluirão prova objetiva, avaliações discursivas e práticas de sentença, além de fases como sindicância de vida pregressa, investigação social, exames de sanidade física e mental, teste psicotécnico, prova oral e análise de títulos.
Leia também sobre como lidar com a ansiedade em concurso público nesta reportagem.
No próximo dia 21 de janeiro, o TJTO realizará uma reunião com a equipe da FGV para definir o cronograma completo das etapas do certame.