Por Jennifer de Carvalho
1 de Agosto de 2025 às 14:38
Nesta sexta-feira (01), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) lançou o edital de um novo concurso público. Trata-se de uma seleção para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário, o qual exige ensino médio.
O processo é voltado para diversas comarcas no estado e busca a formação de um cadastro reserva – ou seja, para oportunidades que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade.
Conforme o edital de abertura, os novos servidores públicos realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana, com um salário de R$ 6.345,94. Ainda, os funcionários serão contemplados por um auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio-saúde.
Leia também: Como passar em concursos públicos de tribunais? Veja dicas de especialistas
O concurso público do TJ-SP será composto por uma prova objetiva e uma prova discursiva. De acordo com o cronograma destacado no edital, as avaliações estão previstas para serem aplicadas no dia 07 de dezembro.
Assim, a prova objetiva terá 70 questões de múltipla escolha, distribuídas entre conteúdos de língua portuguesa, conhecimentos em Direito e conhecimentos gerais. Os detalhes desses temas podem ser encontrados no anexo VI do edital.
Já a prova discursiva consistirá em uma redação, em que os candidatos deverão elaborar um texto dissertativo-argumentativo.
Leia também: Passou no concurso de outro estado? Veja como se planejar para essa jornada
Os interessados no concurso público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) podem se inscrever entre os dias 13 de agosto e 22 de setembro. Para isso, basta acessar o portal da Fundação para o Vestibular da UNESP (VUNESP) – banca organizadora – e preencher todos os campos requisitados.
Com isso, para o cadastro ser devidamente efetivado, é preciso efetuar o pagamento da taxa da candidatura em qualquer agência bancária, até o dia 23 de setembro. O valor é de R$ 81.
Leia também: Aposentadoria para concursados: quem pode pedir e quais são as regras?
As datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização.
Encontrou algum erro?
Entre em contato