Jennifer de Carvalho
7 de Novembro de 2024 às 11:38Na última terça-feira (6), o Rio de Janeiro lançou um novo concurso público. Trata-se de uma seleção para a Secretaria de Administração Penitenciária, com 300 vagas para o cargo de Inspetor de Polícia Penal.
O concurso público tem o intuito de buscar candidatos para contratação imediata e para a formação de um cadastro de reserva – ou seja, para oportunidades que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade.
Conforme o edital publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ), as oportunidades são distribuídas por gênero: 80% são destinadas a candidatos do sexo masculino e 20% a participantes do sexo feminino.
Os interessados precisam ter Ensino Superior e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria “B”. Vale citar que uma das atribuições do cargo é a condução de veículos destinados ao sistema penal. Outra função, por exemplo, é a realização de escoltas judiciais, hospitalares e administrativas.
Assim, os aprovados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana, podendo ocorrer plantões 24 x 72 horas. Ainda, os servidores públicos serão contemplados por um salário de R$ 7.337,58.
Os interessados em participar do concurso público no Rio de Janeiro podem se inscrever entre os dias 11 de novembro e 12 de dezembro. A candidatura deve ser feita pelo portal da Coordenação de Seleção Acadêmica (COSEAC). Até lá, vale consultar todos os tópicos do edital do processo com calma.
Aliás, lembre-se de efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 180. O procedimento pode ser feito em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou por meio de Internet Banking.
O processo será composto por seis fases: prova objetiva; teste de aptidão física; exame médico; procedimento de heteroidentificação; verificação de hipossuficiência econômica; e exame psicológico.
A primeira avaliação para o cargo de Inspetor de Polícia Penal será aplicada no dia 23 de fevereiro de 2025, com início às 9h. Conforme o edital, a prova objetiva acontecerá nos municípios de Campos dos Goytacazes, Macaé, Maricá, Niterói, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Volta Redonda e na Baixada Fluminense.
Encontrou algum erro?
Entre em contato