Por Jennifer de Carvalho
3 de Fevereiro de 2025 às 13:14
Na última sexta-feira (31), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) divulgou o edital de um novo concurso público no Diário Oficial do DF (DODF). O processo é voltado para a admissão ao curso de formação de oficiais (CFOPM).
Ao todo, o processo possui 49 vagas imediatas. Desse número, dez são reservadas para pessoas negras. Além disso, a seleção possui 98 vagas a formação de um cadastro reserva – ou seja, para oportunidades que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade de dois anos.
Conforme o edital de abertura publicado no DODF, o curso de formação, de caráter eliminatório, terá uma duração de três anos. A sua realização acontecerá na Academia de Polícia Militar de Brasília, em tempo integral, e será exigida dedicação exclusiva, com a possibilidade de ter um regime de internato. Assim, confira os salários abaixo:
O concurso público da PMDF para o curso de formação de oficiais será composto pelas seguintes fases: provas objetivas; prova discursiva; teste de aptidão física (TAF); exames médicos; avaliação psicológica; e sindicância de vida pregressa e investigação social.
Leia também sobre como se destacar em concursos públicos concorridos nesta reportagem.
Assim, de acordo com o cronograma destacado no anexo I do edital, os dois primeiros exames citados estão previstos para serem realizados no dia 1º de junho.
A avaliação objetiva será composta por 80 questões, distribuídas entre conhecimentos gerais e específicos. Enquanto isso, na prova discursiva, o candidato deve responder uma pergunta em até 30 linhas, sobre conhecimentos específicos.
Após essas fases, o teste de aptidão física está previsto para acontecer entre os dias 22 e 24 de agosto. Já a avaliação clínica está marcada para os dias 25 e 26 de outubro. Assim, a avaliação psicológica deve acontecer no dia 21 de dezembro.
Os interessados no concurso público da Polícia Militar do Distrito Federal podem se inscrever entre os dias 24 de março e 23 de abril, pelo portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora do processo.
Com isso, os candidatos que não forem isentos da taxa da candidatura devem efetuar o seu pagamento até 25 de abril, para o cadastro ser devidamente efetivado. O valor é de R$ 163.
O processo da PMDF possibilita a isenção da taxa de inscrição, a qual deve ser solicitada entre os dias 24 de fevereiro e 5 de março. O pedido pode ser feito apenas por pessoas que se encaixam em uma das seguintes situações:
Leia também sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.
Vale destacar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização.
Encontrou algum erro?
Entre em contato