Por Jennifer de Carvalho
7 de Julho de 2025 às 10:24
Na última sexta-feira (4), a Polícia Militar do Estado do Amapá lançou o edital de um novo concurso público. Trata-se de uma seleção para o cargo de Oficial Combatente, o qual exige ensino superior completo.
Ao todo, o processo possui 240 vagas para a formação de um cadastro reserva – ou seja, para oportunidades que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade de dois anos. Esse período pode ser prorrogado por mais dois anos.
Conforme o edital de abertura, o certame é voltado para ingresso no curso de formação de Oficial Combatente da Polícia Militar, em que os convocados atuarão como aluno oficial. Sobre o salário, o documento informou que o valor estará de acordo com a remuneração mensal vigente no ato da matrícula para o curso de formação.
O aluno oficial deve se dedicar aos estudos do curso, além de desenvolver atividades de estágio operacional.
Leia também: Cadastro de reserva em concursos: veja o significado e se vale participar
Para ingressar no curso de formação de Oficial Combatente, os candidatos do concurso público da Polícia Militar do Estado do Amapá devem passar por seis fases:
Assim, de acordo com o cronograma destacado no anexo III do edital, a prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 26 de outubro, na cidade de Macapá (AP). Já as datas das demais etapas ainda serão divulgadas.
Leia também: Como se preparar para o concurso público? Veja dicas de especialistas
Assim, o exame objetivo consistirá em 70 questões, distribuídas entre os seguintes conteúdos:
Os interessados no concurso público da Polícia Militar do Estado do Amapá podem se inscrever entre os dias 14 de julho e 21 de agosto. Para isso, basta acessar o portal da Fundação Carlos Chagas (FCC) – banca organizadora – e preencher todos os campos requisitados.
Com isso, os candidatos que não forem isentos da taxa da candidatura devem efetuar o seu pagamento até o dia 22 de agosto, para o cadastro ser devidamente efetivado. O valor é de R$ 120.
O processo da Polícia Militar do Amapá possibilita a isenção da taxa de inscrição, a qual deve ser solicitada entre os dias 14 e 18 de julho. O pedido pode ser feito apenas por pessoas que se encaixam em uma das seguintes situações:
Leia também: Como conciliar a rotina de trabalho com os estudos para um concurso? Veja dicas
As datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo da Polícia Militar do Estado do Amapá, como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização.
Encontrou algum erro?
Entre em contato