Estadão / Concursos / Concurso Federal

Ministério da Previdência lança concurso com mais de 200 vagas; saiba mais

O Ministério da Previdência Social (MPS) anunciou o edital de seu novo concurso público no Diário Oficial da União (DOU)

As provas objetivas já possuem uma previsão para serem aplicadas. - Foto: Envato Elements / YuriArcursPeopleimages
As provas objetivas já possuem uma previsão para serem aplicadas. - Foto: Envato Elements / YuriArcursPeopleimages

Na última terça-feira (17), o Ministério da Previdência Social (MPS) anunciou o lançamento de seu novo concurso público. Trata-se de uma seleção com 250 vagas para o cargo de Perito Médico Federal.

Conforme o edital publicado no Diário Oficial da União (DOU), os interessados devem possuir ensino superior em Medicina e registro no Conselho Regional de Medicina. Assim, algumas das atribuições do cargo são:

  • A emissão de parecer conclusivo quanto à incapacidade laboral;
  • A verificação, quando necessária à análise da procedência de benefícios previdenciários;
  • A caracterização da invalidez;
  • A auditoria médica.

Vale citar que essas funções estão relacionadas ao regime geral de previdência e assistência social. No documento consta outras atividades referentes à ocupação de Perito Médico Federal. Com isso, os servidores convocados serão contemplados por um salário de R$ 14.166,99, com uma jornada de trabalho de 40 horas por semana.

Leia também sobre as histórias de aprovados em grandes concursos nesta reportagem.

As vagas estão distribuídas entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O lugar com mais oportunidades é no Ceará, com um total de 40 vagas. Em seguida há o Maranhão e a Bahia, com 25 cada. Aliás, o processo conta com reservas para pessoas com deficiência (PcD) e candidatos negros.

Quais serão as etapas do concurso do MPS?

O concurso público do MPS será composto por duas avaliações: provas objetivas e de títulos. A primeira está prevista para acontecer no dia 16 de fevereiro de 2025.

O resultado oficial dessa fase será divulgado no dia 19 de março, bem como a convocação para os procedimentos biopsicossocial e de heteroidentificação. Essas últimas etapas são voltadas para os participantes PcDs e negros.

Leia também sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.

Com isso, os concurseiros precisam ficar atentos aos canais oficiais do concurso, pois as datas com as próximas programações ainda serão divulgadas.

Como se inscrever?

Os interessados podem se inscrever entre os dias 23 de dezembro e 9 de janeiro de 2025. A candidatura deve ser feita pelo portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Ainda, para o cadastro ser devidamente efetivado, é preciso efetuar o pagamento da taxa de R$ 120 até o dia 10 de janeiro.

O concurso público do Ministério da Previdência Social (MPS) possibilita a isenção da taxa de inscrição. O pedido pode ser feito entre os dias 23 e 26 de dezembro. Assim, a solicitação é voltada apenas para pessoas que se encaixam em uma das seguintes situações:

  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Doadores de medula óssea.

Encontrou algum erro?

Entre em contato