Estadão / Concursos / Concurso Municipal

Minas Gerais: ICMBio abre processo seletivo e divulga vagas

O certame conta com a disponibilidade de uma vaga para agente ambiental temporário; confira mais detalhes do edital nesta matéria

As inscrições vão até o dia 28 de maio. - Foto: Adobe Stock
As inscrições vão até o dia 28 de maio. - Foto: Adobe Stock

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou o edital para a abertura de um novo processo seletivo destinado à contratação de agente temporário ambiental. A oportunidade é para atuação no Parque Nacional da Serra do Gandarela, localizado no município de Rio Acima, em Minas Gerais.

O profissional contratado prestará apoio às atividades de prevenção e combate a incêndios florestais, além de colaborar em ações relacionadas ao manejo integrado do fogo. As atribuições incluem desde atividades operacionais, como monitoramento e combate a incêndios, até ações educativas junto às comunidades locais.

Leia também: Como o concurso público pode transformar a vida de quem tem baixa renda?

Como se inscrever? 

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas entre os dias 22 e 28 de maio, e devem ser realizadas de maneira exclusivamente presencial. O atendimento será realizado no escritório do Parque Nacional da Serra do Gandarela, localizado na Rua Antônio Felipe Duarte, n°31. O horário para efetuar a inscrição é das 09h às 12h e das 14h às 17h.

A participação no processo é gratuita, e os candidatos devem apresentar a ficha de inscrição devidamente preenchida, juntamente com toda a documentação exigida, que inclui documentos pessoais com foto, CPF, comprovante de escolaridade, CNH nas categorias B, C, D ou E, atestado médico recente, tipagem sanguínea, comprovante de residência e certidões de antecedentes criminais.

Também será necessário entregar comprovantes de cursos e experiências profissionais, além da declaração de desligamento por justa causa, se houver.

Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito.

Como será a avaliação?

O processo seletivo será realizado por meio de duas etapas. Na primeira, ocorrerá a análise curricular, que tem caráter eliminatório e classificatório, avaliando a formação, cursos realizados, tempo de serviço e outras experiências profissionais dos candidatos. Para ser aprovado, é necessário alcançar no mínimo 40 pontos na avaliação.

Já a segunda etapa consiste em um Teste de Aptidão Física (TAF) e um Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA). 

A seleção conta com a disponibilidade de 2,5 salários mínimos, além dos auxílios legais previstos.

Para mais informações, os candidatos devem acessar o edital completo.

Leia também: Concursos públicos: veja quais são as matérias mais cobradas e dicas de estudos.

Encontrou algum erro?

Entre em contato