Por Luíza Fernandes
9 de Maio de 2025 às 10:11
A Ministério das Relações Interiores (MRE) anuncia concurso público. A instituição divulgou, no último dia 8 de maio, um concurso que deve disponibilizar 50 vagas para candidatos interessados em trabalhar na classe de terceiro-secretário da carreira de diplomata no Itamaraty. A informação foi anunciada no Diário Oficial da União (DOU).
Mais detalhes a respeito do edital de abertura do concurso no Itamaraty devem ser publicadas daqui a 2 meses, ainda de acordo com informações do DOU. O certame será preparado e divulgado pela diretora-geral do Instituto Rio Branco.
Leia também: Escala 6x1 existe para concursados? Veja o que dizem especialistas
Até agora, se sabe que a etapa inicial do certame será uma Prova Objetiva, de caráter eliminatório, com conteúdos voltados para língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, língua inglesa, política internacional, economia e direito.
A partir disso, a segunda fase do concurso no Itamaraty será composta por Provas Escritas, com caráter eliminatório e classificatório, com conteúdos de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, política internacional, geografia, economia, direito e, à escolha do candidato, língua espanhola ou francesa. Será exigida uma nota mínima no total das provas para que o candidato possa seguir no concurso.
Leia também: Como o concurso público pode transformar a vida de quem tem baixa renda?
Segundo portaria do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o preenchimento das vagas no Itamaraty dependerá de autorização específica na lei orçamentária anual e do cumprimento das regras estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Para além disso, a nomeação dos aprovados, tanto em 2025 quanto nos próximos anos, só poderá acontecer após nova verificação da Secretaria de Orçamento Federal, que avaliará se todos os requisitos legais e orçamentários estão sendo respeitados.
Leia também: Concursos públicos mais concorridos: especialistas dão dicas para se destacar
Seja para o concurso do Itamaraty ou qualquer outro do seu interesse, aplicar para um concurso público pode ser um grande desafio.
Ao mesmo tempo, o sonho da estabilidade financeira, plano de carreira assegurado por lei, aposentadoria integral e outros benefícios sociais levam milhões de brasileiros todos os anos a prestarem concursos públicos. Com todas as vantagens, a pressão para passar em uma vaga, e se tornar servidor, é grande.
Pensando nisso, o Estadão preparou uma matéria completa sobre como lidar com a ansiedade antes, durante e depois dessas provas que são capazes de mudar a vida dos brasileiros. Para ler na íntegra, clique aqui.
Encontrou algum erro?
Entre em contato