Por Gabrielly Bento
16 de Janeiro de 2025 às 15:01
Na última quarta-feira (15), começaram as inscrições para o concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), que oferece 50 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) previsto para 2025. Os interessados têm até o dia 4 de fevereiro para realizar a candidatura.
O processo de inscrição está sendo conduzido pelo Departamento de Seleção Acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Para se inscrever, é necessário acessar o site da UERJ e preencher o formulário com as informações solicitadas. Candidatos já cadastrados podem entrar com o CPF e a senha previamente registrados.
Leia também sobre como lidar com a ansiedade em concurso público nesta reportagem.
Há uma taxa de R$ 90 para confirmação da inscrição, cujo pagamento é indispensável. O prazo para pedidos de isenção já foi encerrado em dezembro de 2024.
Conforme o edital, o certame oferece vagas para a função de cadete do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais. Para concorrer, é obrigatório ter concluído o ensino médio e ter idade entre 18 e 32 anos, considerando o dia anterior ao aniversário de 33 anos.
O salário inicial é de R$ 4.227,16, composta por soldo, gratificações e outros adicionais previstos para o cargo.
Das 50 oportunidades disponíveis, 35 são voltadas para ampla concorrência, enquanto 5 são reservadas para candidatos em situação de vulnerabilidade econômica e 10 para negros e indígenas, conforme determinações legais.
Leia também sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.
O concurso será dividido em duas fases. A primeira consiste em uma prova objetiva e uma redação, organizadas pela UERJ. Esta etapa ocorrerá no dia 22 de fevereiro, das 9h às 14h, na cidade do Rio de Janeiro.
A prova objetiva será composta por 80 questões, divididas entre as seguintes disciplinas:
Os candidatos também deverão elaborar uma redação, que será avaliada junto à prova objetiva.
Na segunda fase, de responsabilidade do CBMERJ, serão aplicados o Teste de Aptidão Física (TAF), inspeções de saúde e verificação documental, todas de caráter eliminatório. O TAF incluirá provas de corrida de meio-fundo, natação, flexão na barra fixa e abdominais. Apenas os classificados na primeira etapa – até quatro vezes o número de vagas – serão convocados para essa fase.
Encontrou algum erro?
Entre em contato