O Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS) tem concurso público em andamento. São 40 vagas para o cargo de Papiloscopista
O Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS) anuncia concurso público. A instituição publicou, na sexta-feira (28), edital para contratação de 40 servidores públicos, com cargos para nível superior completo. Saiba mais sobre o certame e como participar da seleção abaixo.
Leia também sobre concursos públicos para professores e dicas para aprovação
O concurso para o Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS) tem oportunidades abertas para carreira de Papiloscopista. O profissional é responsável por analisar impressões digitais, atuando em laboratórios e cenas de crime, como parte fundamental das investigações policiais. Os aprovados irão contar com remuneração inicial de R$ 8.930,74.
Leia também sobre como ler o edital de concursos públicos e dicas para entender o material
O concurso para o Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS) será dividido em 4 etapas. A 1ª fase será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório para todos os candidatos. Os conteúdos cobrados abragem conhecimentos gerais e específicos.
No mesmo dia da prova objetiva, os candidatos também deverão realizar uma redação. Outras etapas de avaliação incluem: avaliação psicológica e investigação de vida pregressa, vale consultar o edital para maiores detalhes.
Leia também sobre concursos públicos para enfermeiros e dicas para aprovação
Quem se interessar em participar do concurso, deve realizar a inscrição até o dia 28 de abril pelo site do Instituto AOCP, responsável por organizar o certame. Por lá, também é possível consultar o edital completo. Será cobrada uma taxa de inscrição, no valor de R$270,84, com possibilidade de isenção.
Leia também sobre como lidar com a ansiedade em concursos públicos
A prova objetiva será aplicada no dia 15 de junho. Os resultados finais do certame para o Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS) serão publicados em 2026.