O certame conta com a disponibilidade de uma vaga para o cargo de professor substituto na área de Engenharia Elétrica; confira mais detalhes
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) - Campus São Mateus, divulgou o edital para a abertura de um novo processo seletivo destinado à contratação de um profissional para o cargo de professor substituto na área de Engenharia Elétrica.
O processo seletivo será realizado por meio de duas etapas distintas, cada uma com sua finalidade específica, conforme detalhado no edital. A primeira etapa consiste na análise de títulos, que terá caráter unicamente classificatório, ou seja, servirá para atribuir pontuação adicional aos candidatos com base em sua formação acadêmica e experiências profissionais.
Já a segunda fase corresponde à prova de desempenho didático, que será de natureza eliminatória. Isso significa que os candidatos deverão demonstrar suas habilidades em sala de aula, sendo avaliados de acordo com os critérios previamente definidos no edital.
Leia também: Como o concurso público pode transformar a vida de quem tem baixa renda?
Com uma jornada de trabalho equivalente a 40 horas semanais, o certame também conta com a disponibilidade, ao candidato aprovado, de uma remuneração que pode ir de R$ 4.326,60 até R$ 9.188,90.
As inscrições para o processo seletivo estarão abertas entre os dias 19 e 31 de maio, e devem ser realizadas de maneira exclusivamente on-line, através do seguinte endereço de e-mail: processoseletivo.sm@ifes.edu.br.
Para se candidatar à seleção, é necessário que o interessado possua, obrigatoriamente, formação técnica em Eletrotécnica ou na área de Controle e Automação. Além da formação técnica, também é exigido diploma de graduação em cursos superiores como Matemática, Física, Ciência da Computação ou em qualquer uma das engenharias.
Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito.
São igualmente aceitos diplomas de cursos de nível superior nas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações ou Engenharia da Computação.
Além disso, será considerado um diferencial se o candidato possuir pós-graduação, seja ela lato sensu (especialização) ou stricto sensu (mestrado ou doutorado), demonstrando assim um nível mais avançado de conhecimento e aprofundamento acadêmico na área.
A seleção terá validade de dois anos após a homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogada mais uma vez por igual período, a depender da necessidade e do interesse da administração.
Para mais detalhes sobre o certame, os interessados em se increver devem acessar o edital completo.
Leia também: Concursos públicos: veja quais são as matérias mais cobradas e dicas de estudos.