Estadão / Concursos / Concurso Federal

ICMBio abre seleção para agente ambiental na Floresta Nacional do Iquiri

O certame conta com a disponibilidade de 07 vagas para o cargo de agente temporário ambiental; confira mais detalhes do edital nesta matéria

As inscrições vão até o dia 29 de maio. - Foto: Adobe Stock
As inscrições vão até o dia 29 de maio. - Foto: Adobe Stock

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou a abertura de um novo Processo Seletivo Simplificado para contratação de Agentes Temporários Ambientais. Os profissionais selecionados irão atuar na Floresta Nacional do Iquiri, prestando apoio às unidades de conservação federais, especialmente na área de fiscalização ambiental.

Como se inscrever? 

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas entre os dias 26 e 29 de maio, e devem ser realizadas de maneira exclusivamente on-line, por meio do envio da ficha de inscrição e dos documentos exigidos para o e-mail flona.iquiri@icmbio.gov.br.

Os candidatos devem apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência, atestado médico de aptidão, certidões de antecedentes criminais e, para os níveis II e III, é exigida Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B, C, D ou E. Também é necessário declarar disponibilidade para viagens e preencher corretamente todos os formulários exigidos.

Leia também: Como o concurso público pode transformar a vida de quem tem baixa renda?

As vagas são destinadas para os municípios de Boca do Acre, no Amazonas, e Porto Velho, em Rondônia, e estão distribuídas em três níveis diferentes. Para Boca do Acre, são cinco vagas para o nível I, que exige ensino fundamental incompleto, e uma vaga para o nível II, com o mesmo requisito de escolaridade.

Já em Porto Velho, há uma vaga para o nível III, que exige ensino fundamental completo. A remuneração varia de acordo com o nível:

  • Nível I - um salário-mínimo mais auxílios;
  • Nível II - 1,5 salário-mínimo mais auxílios;
  • Nível III - 2,5 salários-mínimos mais auxílios.

Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito.

Como será a avaliação?

O processo seletivo será realizado por meio de duas etapas. A primeira será a análise curricular, de caráter classificatório e eliminatório, levando em consideração tempo de experiência na área e outros critérios estabelecidos no edital. A segunda etapa, exclusiva para os candidatos ao nível III, consiste em um Teste de Avaliação Escrita (TAE), que avaliará as habilidades de leitura e escrita dos participantes.

Os selecionados irão desempenhar atividades de apoio às ações de fiscalização ambiental, incluindo montagem de acampamentos, manuseio de equipamentos, apoio logístico e participação direta em operações de proteção ambiental.

A jornada de trabalho será definida conforme as demandas da unidade, podendo ocorrer em escala de revezamento, incluindo turnos diurnos, noturnos, finais de semana e feriados. 

Para mais informações acerca do processo seletivo, os interessados em se candidatar devem acessar o edital completo. 

Leia também: Concursos públicos: veja quais são as matérias mais cobradas e dicas de estudos.

Encontrou algum erro?

Entre em contato

Principais temas acessados

AmazonasAMFloresta Nacional do Iquiri