Por Bianca Felix
9 de Maio de 2025 às 15:48
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou o edital para a abertura de um novo processo seletivo destinado à contratação de agentes ambientais temporários.
Os selecionados atuarão no município de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí, onde está situado o Parque Nacional da Serra da Capivara. Ao todo, são 14 vagas distribuídas entre os seguintes cargos:
Para o cargo de brigadista (nível I), é necessário possuir ensino fundamental incompleto e os contratados contarão com uma remuneração equivalente a um salário mínimo acrescido de auxílios legais. Já para chefe de esquadrão (nível II), a exigência de escolaridade é a mesma, mas o salário corresponde a 1,5 salário mínimo.
Leia também: Concursos públicos: veja quais são as matérias mais cobradas e dicas de estudos.
O processo seletivo será realizado por meio de duas etapas. A primeira fase consiste em Teste de Aptidão Física (TAF) e Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA).
O TAF avaliará resistência física com caminhada transportando bomba costal de 24 kg em percurso de 2.400 metros. Já o THUFA avaliará a habilidade prática no uso de ferramentas com capina e rastelagem de área delimitada.
A segunda fase é o Curso de Formação de Brigada, com 40 horas semanais de aulas teóricas e práticas. A avaliação no curso será responsável por envolver critérios como manuseio e manutenção de ferramentas, desempenho prático, postura em grupo e conhecimento teórico.
Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito.
As inscrições para o processo seletivo serão gratuítas e ocorrerão entre os dias 12 e 16 de maio. Os candidatos devem comparecer pessoalmente ao escritório do Parque Nacional da Serra da Capivara(Rua Dr. Luiz Paixão, n°188).
O contrato terá validade de seis meses e não garante a contratação imediata. Para mais informações sobre o certame, os interessados em se candidatar devem acessar o edital completo.
Leia também: Como o concurso público pode transformar a vida de quem tem baixa renda?
Encontrou algum erro?
Entre em contato