Por Jennifer de Carvalho
13 de Fevereiro de 2025 às 15:35
Na última quarta-feira (12), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou o edital de um novo concurso público. Trata-se de um processo simplificado para o cargo de Agente Temporário Ambiental, o qual exige ensino fundamental completo.
Ao todo, a seleção possui quatro vagas. Conforme o edital de abertura, os contratados atuarão na Coordenação de Emergências Climáticas e Epizootias (COECE), em Brasília, no Distrito Federal.
Os interessados devem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias B, C, D ou E. Assim, a remuneração é composta por 2,5 salários mínimos, além de auxílios legais. De acordo com o edital, o tempo do contrato é de 24 meses.
Conforme o portal do ICMBio, os agentes temporários ambientais podem atuar como agentes de apoio ao monitoramento patrimonial e ambiental; apoio à gestão de unidades de conservação; agentes de apoio à fiscalização ambiental e agentes de apoio ao uso público.
Leia também sobre como funciona a aposentadoria para concursados nesta reportagem.
O processo do ICMBio será composto por uma análise curricular, de caráter classificatório e eliminatório. Assim, de acordo com o cronograma destacado no anexo II do edital, os documentos requisitados para a realização dessa etapa estão previstos para serem enviados entre os dias 10 e 18 de março.
A análise curricular considerará cursos, tempo de trabalho, formação, aptidões, dentre outras características da formação profissional do candidato. Assim, aqueles que alcançarem uma nota inferior a 50% do total de pontos desta fase serão reprovados.
O resultado preliminar dessa etapa está previsto para ser divulgado no dia 20 de março. Os recursos contra a situação provisória devem ser apresentados no dia 24 de março. Após esses períodos, o resultado final da análise curricular está marcado para o dia 1° de abril.
Os interessados no processo simplificado do ICMBio podem se inscrever entre os dias 14 e 21 de fevereiro. Para isso, é preciso acessar o portal do instituto e preencher a ficha de inscrição. Conforme o edital, a seleção não tem uma taxa de candidatura a ser paga.
Leia também se existe escala 6x1 para concursados nesta reportagem.
Vale destacar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), como o site do órgão, para ficar por dentro de qualquer atualização.
Encontrou algum erro?
Entre em contato