O certame conta com a disponibilidade de duas vagas, além da formação de cadastro reserva, para o cargo de agente ambiental temporário
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do Núcleo de Gestão Integrada Descoberto-Brasília, publicou edital para a contratação de agentes temporários ambientais.
A vaga é destinada à área de Prevenção e Combate a Incêndios, no nível III, para atuar como chefe de brigada nas unidades de conservação geridas pelo ICMBio na região de Taguatinga, no Distrito Federal.
O processo seletivo tem como objetivo o preenchimento de duas vagas de ampla concorrência, além da formação de cadastro reserva com até seis vezes o número total de vagas.
Os profissionais selecionados atuarão no apoio às ações de prevenção e combate a incêndios florestais, realizando atividades como manejo integrado do fogo, ações de sensibilização junto às comunidades locais, além de monitoramento e combate a incêndios dentro das unidades de conservação ou em áreas estratégicas.
Leia também: Como o concurso público pode transformar a vida de quem tem baixa renda?
As inscrições para o processo seletivo estarão abertas entre os dias 26 e 30 de maio, e devem ser realizadas de maneira exclusivamente presencial, na sede da Floresta Nacional de Brasília, localizada na BR 070, KM 01. O atendimento ocorrerá das 08h às 16h.
No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar a ficha de inscrição preenchida e toda a documentação exigida no edital, como documentos pessoais, comprovante de residência, atestado médico recente, tipagem sanguínea, certidões de antecedentes criminais, além de comprovação de escolaridade. Não será necessário autenticar os documentos em cartório.
Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito.
O processo seletivo será realizado por meio de duas etapas. A primeira é a análise curricular, de caráter classificatório e eliminatório, onde será avaliada a experiência profissional, cursos realizados e outros critérios. É necessário alcançar no mínimo 40 pontos para não ser eliminado.
Candidatos empatados terão preferência aqueles de maior idade e maior grau de escolaridade. A segunda etapa inclui o Teste de Aptidão Física (TAF) e o Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA). No TAF, os candidatos deverão percorrer uma distância de 2.400 metros transportando uma bomba costal cheia de água, pesando cerca de 24 kg.
O certame conta com a disponibilidade de uma remuneração mensal equivalente a 2,5 salários mínimos, além de auxílios legais.
Para mais informações sobre o processo seletivo, os candidatos devem acessar o edital completo.
Leia também: Concursos públicos: veja quais são as matérias mais cobradas e dicas de estudos.