Assine EstadãoLogo Estadão

ICMBio abre processo seletivo em dois estados; confira quais

O certame conta com a disponibilidade de 04 vagas distribuídas entre diferentes cargos e municípios; confira os detalhes do edital

biancalfcosta@gmail.com

9 de Maio de 2025 às 17:18

As inscrições vão até o dia 15 de maio. - Foto: Adobe Stock

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, divulgou o edital para a abertura de um novo processo seletivo destinado ao preenchimento de 04 vagas, além da formação de um cadastro reserva, para agentes temporários.

Os profissionais selecionados irão auxiliar na administração de Unidades de Conservação federais, e as vagas estão distribuídas entre os municípios de Alta Floresta, no Mato Grosso, e Itaituba, no Pará, sendo elas: 

Leia também: Concursos públicos: veja quais são as matérias mais cobradas e dicas de estudos.

Como se inscrever? 

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas entre os dias 12 e 15 de maio, e serão aceitas presencialmente na sede do NGI Serra do Cachimbo  (Av. Ludovico da Riva Neto, nº 2364, Centro, em Alta Floresta/MT), das 09h às 17h, ou por meio eletrônico, via e-mail: ngi.cachimbo@icmbio.gov.br.

É necessário preencher e entregar a ficha de inscrição acompanhada da documentação exigida, incluindo cópias de documentos pessoais, comprovantes de escolaridade e antecedentes criminais, entre outros listados no edital.

Para o nível I, exige-se ensino fundamental incompleto, com remuneração equivalente a um salário-mínimo, além dos benefícios legais. Já para o nível III, é necessário ter ensino fundamental completo e o vencimento é de 2,5 salários-mínimos, também com auxílios previstos.

Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito.

Como será a avaliação? 

O processo de seleção será realizado por meio de duas fases: análise curricular (etapa eliminatória e classificatória) e entrevista (classificatória). A análise de currículo avaliará experiência profissional, formação e cursos. Os candidatos serão ranqueados conforme pontuação.

Aqueles com maior pontuação, até quatro vezes o número de vagas, avançarão para a entrevista, que avaliará a comunicação e a afinidade com as atividades a serem desempenhadas.

A seleção terá validade de doze meses, podendo ser prorrogada por igual período, adepender do interesse e da necessidade da administração. 

Para mais detalhes sobre o certame, os interessados em se candidatar devem acessar o edital completo.

Leia também: Como o concurso público pode transformar a vida de quem tem baixa renda?

Encontrou algum erro?

Entre em contato

Compartilhe:

Principais temas acessados

Mato Grosso Pará ICMBio Agente temporario