Estadão / Concursos / Concurso Estadual

Fundação em Sergipe abre concurso com mais de 20 vagas para nível médio

No concurso público voltado para a Fundação Renascer do Estado de Sergipe, os candidatos devem passar por oito tipos de avaliações

O processo em Sergipe também busca a formação de um cadastro reserva. - Foto: Adobe Stock
O processo em Sergipe também busca a formação de um cadastro reserva. - Foto: Adobe Stock

No dia 15 de abril, a Fundação Renascer do Estado de Sergipe lançou dois editais de um novo concurso público. Um deles é para o cargo de Agente Socioeducativo, com a oferta de 25 vagas imediatas.

O certame é voltado para quem possui ensino médio completo, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”. Assim, os servidores que forem contratados realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana, com um salário de R$ 2.582,83.

Além disso, conforme o edital de abertura, os funcionários podem realizar turnos de 24x72 horas de descanso, podendo ser dividido em turnos de 12x36 horas de descanso.

Leia também: Como o concurso público pode transformar a vida de quem tem baixa renda?

Vale citar que o certame também busca a formação de um cadastro reserva – ou seja, para oportunidades que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade de dois anos.

Quais são as etapas do concurso?

O concurso público da Fundação Renascer de Sergipe será composto por oito etapas avaliativas, sendo elas:

  1. Prova objetiva e redação;
  2. Heteroidentificação e perícia médica para pessoas com deficiência (PcDs);
  3. Exame biofísico – teste de aptidão física (TAF);
  4. Exame psicotécnico;
  5. Análise dos exames biomédicos e toxicológico;
  6. Sindicância da vida pregressa;
  7. Prova de títulos;
  8. Curso de formação, após nomeação e posse.

Leia também: Concursos públicos: veja quais são as matérias mais cobradas e dicas de estudos.

De acordo com o cronograma do processo, as avaliações objetivas e a redação estão previstas para serem aplicadas no dia 13 de julho, na cidade de Aracaju.

O exame objetivo será composto por 70 questões, distribuídas entre os seguintes conteúdos: língua portuguesa; noções de informática; noções de direito constitucional e de direitos humanos; administração pública; noções de direito penal; história e geografia do estado de Sergipe; e legislações específicas.

Já na redação, os candidatos devem elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema relacionado ao cargo selecionado, o qual será divulgado pela banca examinadora.

Como se inscrever no concurso?

Os interessados no concurso público da Fundação Renascer do Estado de Sergipe podem se inscrever entre os dias 6 de maio e 9 de junho. Para isso, basta acessar o portal do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP) – banca organizadora – e preencher todos os campos requisitados.

Com isso, os candidatos que não forem isentos da taxa da candidatura devem efetuar o seu pagamento até o dia 10 de junho, para o cadastro ser devidamente efetivado. O valor é de R$ 90.

Leia também: Nota de corte em concursos públicos: entenda como o cálculo é feito.

Sobre o cronograma

As datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo da Fundação Renascer de Sergipe, como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização.

Encontrou algum erro?

Entre em contato