Estadão / Concursos / Concurso Estadual

Espírito Santo deve lançar edital de concurso com 600 vagas em breve

O Governo Estadual do Espírito Santo anunciou a realização de um novo concurso público neste ano de 2025, por meio da Polícia Penal do Estado

O novo certame contará com a oferta de diversas vagas. - Foto: Adobe Stock
O novo certame contará com a oferta de diversas vagas. - Foto: Adobe Stock

Em 2024, o Governo Estadual do Espírito Santo anunciou um novo concurso público para este ano de 2025. Trata-se de uma seleção para a Polícia Penal do Estado do Espírito Santo (PPES). Com isso, muitos interessados no processo aguardam a divulgação do edital.

Conforme um comunicado no portal da Secretaria da Justiça do Espírito Santo (SEJUS), o certame contará com 600 vagas para o cargo de Policial Penal. Na época, a expectativa era de que o edital fosse publicado em março de 2025, após os procedimentos administrativos para definir a banca organizadora do concurso. No entanto, o documento ainda não divulgado.

Leia também: Como se preparar para o concurso público? Veja dicas de especialistas

Quando sairá o edital do concurso?

Apesar do edital não ter sido liberado em março, a espera por sua divulgação não deve ser longa. Isso porque a banca já foi escolhida, que é o Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP). Por lá, já é possível acessar a página do concurso da PPES, em que o edital está destacado como o de número “001/2025”.

O espaço destinado à seleção ainda não tem nenhum documento anexado, mas há um aviso escrito “em breve”. Assim, os interessados podem ficar de olho no canal para conferir as atualizações sobre o processo e a sua programação.

Leia também: Concurso público: saiba como identificar se um certame é verdadeiro

Vale citar que, como o edital ainda será lançado, não há uma previsão do prazo para as inscrições ou as datas das etapas de avaliação.

Sobre o último concurso

Na época em que o comunicado da SEJUS anunciava o novo concurso público para 2025, um outro processo estava em andamento. Os candidatos disputavam a mesma vaga de Policial Penal, em que um dos requisitos para participar era ter ensino médio completo.

Assim, os candidatos precisaram passar por diversas fases, como: prova objetiva; teste de aptidão física; prova de aptidão psicológica e psicotécnica; exame de saúde; heteroidentificação; e investigação social.

Leia também: O que fazer quando um concurso é cancelado? Veja o que dizem especialistas

Ainda, os participantes deveriam realizar um curso de formação para conseguir uma oportunidade no concurso público para a Polícia Penal do Estado do Espírito Santo (PPES).

Encontrou algum erro?

Entre em contato