Assine EstadãoLogo Estadão

CPNU: "Enem dos Concursos" divulga cadernos de prova

As provas do CPNU, conhecido como "Enem dos Concursos", aconteceram no último domingo (18). O Governo Federal publicou o caderno das provas, confira

Vitória Prates

Publicado em 19/08/2024, às 13h32
As provas do CPNU, conhecido como "Enem dos Concursos", aconteceram no último domingo (18) - Imagem: Freepik

Os cadernos de questões do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foram publicados na noite do último domingo (18). Os materiais estão disponíveis na página oficial do Governo Federal e no site da Fundação Cesgranrio, organizadora responsável pelo concurso. 

Conhecido como "Enem dos Concursos", o CPNU deste ano contou com 2,1 milhões de inscritos, com apenas 1 milhão de candidatos realizando a prova. Como medida anti-fraude são desenvolvidas 36 versões do exame, o mesmo conteúdo distribuído em ordem de perguntas e alternativas diferentes. 

O Concurso Público Nacional Unificado é dividido em 8 blocos: Infraestrutura, Exatas e Engenharia (1); Tecnologia, Dados e Informação (2); Ambiental, Agrário e Biológicas (3); Trabalho e Saúde do Trabalhador (4); Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (5); Setores Econômicos e Regulação (6); Gestão Governamental e Administração Pública (7) e Nível Intermediário (8) - para candidatos sem ensino superior -. 

A prova do CPNU é dividida em duas partes. Pela manhã, os candidatos de Ensino Médio (Nível 8) respondem 15 questões objetivas de língua portuguesa e produzem uma redação, este ano o tema foi: "Como a educação e o progresso científico e tecnológico podem ajudar a reduzir as desigualdades". 

Já os outros concurseiros realizam uma prova com 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais. Na parte da tarde, o exame, para todos os blocos, é direcionado para a área escolhida. 

O gabarito preliminar do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será divulgado na próxima terça-feira (20). Com as respostas liberadas, os candidatos terão 2 dias para contestar as questões que não concordarem com a resolução. As notas das provas de múltipla escolha e discursivas serão divulgadas 8 de outubro, após avaliados todos os recursos. 

Recursos para recorrer as notas da prova discursiva estarão disponíveis em seguida. As notas finais só saem 21 de novembro, com posse de cargos previstas para janeiro de 2025. 

Encontrou algum erro?

Entre em contato

Compartilhe:

Principais temas acessados

Concurso Público Concurso Público Nacional Unificado CPNU Governo Federal