Por Luíza Fernandes
12 de Maio de 2025 às 13:05
Nesta segunda-feira, 12 de maio, os candidatos ao Enem 2025 que pediram isenção da taxa de inscrição poderão acessar o resultado, no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
A consulta ao resultado estará disponível por meio da Página do Participante. Quem desejar contestar a decisão terá entre os dias 12 e 16 de maio para enviar recurso. Vale lembrar que a aprovação da isenção da taxa não substitui a inscrição no Enem — o candidato ainda precisará se inscrever no exame dentro do prazo estipulado. O edital com todas as informações sobre a prova deve ser divulgado em breve.
Leia também: Como se preparar para o concurso público? Veja dicas de especialistas
Na última sexta-feira (09), o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou as datas de inscrição e aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. A informação foi divulgada no site do Governo Federal.
Tal qual nos últimos anos, o Enem 2025 também será aplicado em dois domingos: 9 e 16 de novembro. As inscrições ficarão abertas a partir do dia 26 de maio até o dia 6 de junho. Informações a respeito da taxa de inscrição, locais e prova e afins devem ser divulgadas em breve, no edital que regulamentará a prova.
Leia também: Como o concurso público pode transformar a vida de quem tem baixa renda?
O Enem é uma das provas mais importantes do Brasil, pois é a partir dela que estudante do Ensino Médio conseguem ingressar nas mais diversas universidades - públicas e particulares - de todo o Brasil.
O Enem é dividido em 2 dias: no primeiro deles, os alunos devem responder uma prova com questões de Linguagens (como Português e Inglês ou Espanhol, a depender a escolha do candidato) e Ciências Humanas (como História e Geografia), além de produzir uma Redação. No segundo dia, os alunos precisam resolver uma prova com questões de Matemática e Ciências da Natureza. Cada uma dessas avaliações possui 90 questões.
O processo do Enem pode ser cansativo e, por vezes, muito concorrido. O Estadão conversou com especialistas para entender quais são as melhores estratégias para lidar com a ansiedade na hora de se preparar não só para concursos públicos, mas também para vestibulares de ingresso em universidades - como o Enem. Para ler o conteúdo na íntegra, clique aqui.
Leia também: Como Lidar com a Ansiedade na Preparação para Concursos Públicos
Encontrou algum erro?
Entre em contato