O documento oficial com o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi publicando nesta segunda-feira, 26 de maio, no site do Governo Federal
O Governo Federal publicou o edital de abertura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A informação foi divulgada em edição extra do Diário Oficial da União na última sexta-feira, 23 de maio.
Leia também: Concursos públicos mais concorridos: especialistas dão dicas para se destacar
Agora, os estudantes interessados em se inscrever no concurso contam com informações completas a respeito do cronograma das provas, datas de inscrição e mais. Veja detalhes abaixo:
A aplicação oficial das provas do Enem 2025 está prevista para os domingos de 9 e 16 de novembro. Para os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no estado do Pará, as provas deverão acontecer nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Além disso, a reaplicação das provas está prevista para os dias 16 e 17 de dezembro.
O Enem é dividido em 2 dias: no primeiro deles, os alunos devem responder uma prova com questões de Linguagens (como Português e Inglês ou Espanhol, a depender a escolha do candidato) e Ciências Humanas (como História e Geografia), além de produzir uma Redação.
No segundo dia, os alunos precisam resolver uma prova com questões de Matemática e Ciências da Natureza. Cada uma dessas avaliações possui 90 questões.
As inscrições para o Enem 2025 começam nesta segunda-feira, 26 de maio. O estudante interessado em se inscrever no certame deve acessar o portal do Inep e preencher todos os campos solicitados. É possível se inscrever no Enem até o dia 6 de junho.
Leia também: Como o concurso público pode transformar a vida de quem tem baixa renda?
A taxa de inscrição do Enem 2025 é de R$ 85. O pagamento pode ser realizado via boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O pagamento deve ser realizado até o dia 11 de junho.
Vale destacar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma do Enem 2025 estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar a página do participante para ficar por dentro de qualquer atualização. Você também pode conferir o edital completo clicando aqui.
Leia também: Como se preparar para o concurso público? Veja dicas de especialistas