Por Vitória Prates
15 de Maio de 2025 às 16:47
Para quem deseja ser Diplomata, o Governo Federal anuncia concurso. De acordo com o edital, são 50 vagas para o cargo de Terceiro Secretário. Abaixo, confira detalhes do processo e como participar.
Leia também: Geração Z está preparada para o setor público? Veja o que dizem os especialistas
Para se candidatar ao concurso de Diplomata, o candidato precisa cumprir uma série de pré-requisitos. Abaixo, confira lista completa. Se aprovado no certame, ele irá contar com remuneração de R$ 22.558,56.
Terceiro Secretário
O certame também prevê reserva de vagas. Das 50 oportunidades disponíveis, 37 são destinadas à ampla concorrência, 10 para candidatos negros e 3 para pessoas com deficiência.
Leia também: Concursos públicos: veja quais são as matérias mais cobradas e dicas de estudos
O concurso será dividido em 2 etapas. A 1ª fase será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório para todos os candidatos. Os conteúdos cobrados abrangem conhecimentos gerais e específicos.
Depois, os aprovados continuam sendo avaliados por provas, mas, dessa vez, será uma avaliação discursiva, vale consultar o edital para maiores detalhes.
Leia também: Como passar em um concurso público para enfermeiro? Veja dicas
Quem se interessar em participar do concurso, as inscrições abrem na próxima sexta-feira (16) e estarão disponíveis até o dia 6 de junho. Para candidatar-se, acesse o site da Cebraspe, banca organizadora do certame. Por lá, também é possível consultar o edital completo. Será cobrada uma taxa de inscrição, no valor de R$ 229,00, com possibilidade de isenção.
Leia também: Como ler e interpretar o edital dos certames?
A prova objetiva será aplicada no dia 20 de julho. Ainda não há data para publicação dos resultados finais do certame.
Leia também: 6 candidatos dão dicas após serem aprovados em grandes concursos
Encontrou algum erro?
Entre em contato