Por Jennifer de Carvalho
17 de Março de 2025 às 13:14
Na última sexta-feira (14), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), lançou o edital de um novo concurso público. Trata-se de uma seleção para o cargo de Delegado de Polícia Civil do Estado do Ceará.
Ao todo, o processo possui 100 vagas imediatas, além de 200 para a formação de um cadastro reserva – ou seja, para oportunidades que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade de dois anos.
Conforme o edital de abertura, os novos servidores públicos realizarão uma jornada de trabalho de 30 horas por semana, com um salário de R$ 22.165,53.
Assim, os interessados em participar do processo precisam possuir ensino superior de bacharelado em Direito. Ainda, é preciso comprovar, no mínimo, três anos de atividade jurídica ou de efetivo exercício em cargo público de natureza policial.
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O concurso público para Delegado de Polícia Civil do Ceará será composto por sete fases, sendo elas:
Assim, de acordo com o cronograma destacado no anexo I do edital, as avaliações objetivas e discursivas estão previstas para serem aplicadas no dia 25 de maio, na cidade de Fortaleza.
O exame objetivo terá 100 questões. Os conteúdos das perguntas podem ser os seguintes: direito constitucional; direito administrativo; direito penal; direito processual penal; legislação penal e processual penal extravagante; medicina legal; criminologia; direito civil e empresarial; direito processual civil; direito tributário; e direito ambiental.
Enquanto isso, a prova discursiva será elaborada por duas partes. A primeira consistirá em duas questões discursivas sobre conhecimentos específicos, as quais devem ser respondidas em até 20 linhas cada. Já a segunda é uma redação de uma peça prático-profissional sobre o cargo. Nesse caso, a resposta deve ter até 60 linhas.
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Os interessados no concurso público para Delegado de Polícia Civil do Ceará podem se inscrever entre os dias 28 de março e 11 de abril. Para isso, basta acessar o portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora – e preencher todos os campos requisitados.
Com isso, os candidatos que não forem isentos da taxa da candidatura devem efetuar o seu pagamento até o dia 29 de abril, para o cadastro ser devidamente efetivado. O valor pode é de R$ 300.
O processo no Ceará possibilita a isenção da taxa de inscrição, a qual deve ser solicitada entre os dias 28 de março e 3 de abril. O pedido pode ser feito apenas por pessoas que se encaixam em uma das seguintes situações:
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Vale destacar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo para Delegado de Polícia Civil do Estado do Ceará, como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização.
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