Por Bianca Felix
5 de Outubro de 2025 às 12:03
Hoje (05), mais de 760 mil candidatos em todo o país participam do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), conhecido também como o “Enem dos Concursos”. Organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o exame será aplicado em centenas de municípios brasileiros e representa um dos maiores processos seletivos do serviço público federal da história.
A avaliação marca um passo importante para quem busca uma vaga em órgãos federais. Mas, antes de chegar à sala, os participantes devem estar atentos às regras de segurança, horários, documentos exigidos e recomendações logísticas.
Leia também: CNU 2024 e 2025: o que irá mudar de uma edição para outra? Saiba tudo
De acordo com o edital, presente no portal da Fundação Getulio Vargas (FGV), o exame contará com um rigoroso esquema de segurança em todos os locais de aplicação.
Entre as medidas previstas estão o uso de detectores de metais na entrada e na saída das salas, além de revistas ao acessar os banheiros. Também haverá coleta de impressão digital e exame grafológico. Você também pode conferir essas informações no perfil oficial do Ministério no Instagram.
Durante o exame, é proibido utilizar qualquer aparelho eletrônico, como celulares, relógios inteligentes, fones de ouvido ou similares. Todos os pertences pessoais deverão permanecer desligados e lacrados em um envelope individual fornecido pela banca organizadora.
Leia também: Concursos públicos: como lidar com a ansiedade no processo?
Além disso, não será permitido o uso de lápis, borracha, corretivo, bonés ou gorros, e os alimentos só poderão ser levados em embalagens transparentes e sem rótulos.
A segurança reforçada visa garantir a lisura do processo e prevenir fraudes, tentativas de comunicação indevida ou registros de imagem e som durante a aplicação, o que também resulta em eliminação imediata.
A aplicação ocorrerá no início da tarde, conforme os seguintes horários:
A duração máxima é de cinco horas para candidatos de nível superior e 3h30 para os de nível intermediário. O tempo mínimo de permanência em sala é de duas horas, contadas a partir do início da aplicação.
É recomendado chegar com antecedência, considerando o tempo necessário para passar pelos procedimentos de identificação e segurança.
Leia também: Concursos públicos: veja quais são as matérias mais cobradas e dicas de estudos
Encontrou algum erro?
Entre em contato