Estadão / Concursos / Concurso Federal

CPNU 2: fraude na primeira fase do concurso desclassifica candidatos

Neste domingo, dia 05 de outubro, a ministra Esther Dweck confirmou a eliminação de três pessoas e ressaltou a importância da fiscalização prévia

Mais de 760 mil inscritos participam da segunda edição do CPNU neste domingo, em busca de uma vaga no serviço público federal - Foto: Adobe Stock
Mais de 760 mil inscritos participam da segunda edição do CPNU neste domingo, em busca de uma vaga no serviço público federal - Foto: Adobe Stock

Mais de 760 mil candidatos em todo o país realizam neste domingo (05), as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2 ), organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Público. Enquanto a aplicação acontece, a ministra Esther Dweck confirmou que três candidatos foram eliminados da seleção após constatação de fraude.

Além das desclassificações, Dweck afirmou que outros três casos estão sob análise judicial, aguardando confirmação para possível exclusão definitiva do processo seletivo.

Leia também: CNU 2024 e 2025: o que irá mudar de uma edição para outra? Saiba tudo

"A Justiça é quem toma a decisão final sobre a eliminação desses candidatos", alegou. A ministra também ressaltou que a operação de fiscalização prévia foi essencial para coibir práticas ilícitas e reforçou o compromisso do governo com a lisura do processo.

O episódio reforça o rigor da segurança em torno do Concurso Público Nacional Unificado, que envolve múltiplos órgãos de controle e protocolos de monitoramento para garantir igualdade entre os candidatos.

Leia também: Trabalha e estuda para concurso? Veja 3 dicas para evitar a sobrecarga

Divulgação dos gabaritos e cartões de resposta

Com a aplicação das provas objetivas em andamento, a atenção agora se volta para as próximas datas do cronograma oficial. Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados nesta segunda-feira, dia 06 de outubro.

Já a imagem dos cartões de resposta preenchidos pelos candidatos estará disponível a partir do dia 12 de novembro, possibilitando a conferência individual do desempenho.

Essas etapas são consideradas fundamentais para assegurar transparência e credibilidade ao processo seletivo. Todas as informações podem ser encontradas na página do CPNU 2 no portal da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Horários oficiais

A aplicação das provas começou no início da tarde deste domingo e segue horários padronizados em todo o país.

  • Abertura dos portões: 11h30 (horário de Brasília)
  • Fechamento dos portões: 12h30 (horário de Brasília)
  • Início da prova: 13h00 (horário de Brasília)

A duração máxima é de cinco horas para os candidatos de nível superior e 3h30 para os de nível intermediário. Já o tempo mínimo de permanência em sala é de duas horas, contadas a partir do início da aplicação.

Encontrou algum erro?

Entre em contato

Principais temas acessados

CPNUCPNU 2Fraude