Por Bianca Felix
5 de Outubro de 2025 às 17:45
Mais de 760 mil de brasileiros participam neste domingo (5) das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), popularmente conhecido como o “Enem dos concursos”. A avaliação, que começou às 13h00, ocorre de forma simultânea em todo o país e marca uma das maiores seleções de serviço público federal da história.
Organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o exame centraliza vagas em diferentes órgãos do governo federal, com o objetivo de tornar os processos mais acessíveis e transparentes. Nesta segunda edição, são ofertadas 3.652 vagas em 32 órgãos, abrangendo cargos de níveis intermediário e superior.
Leia também: Concursos públicos: veja quais são as matérias mais cobradas e dicas de estudos
Após a aplicação da prova objetiva, os candidatos devem ficar atentos às próximas etapas do cronograma. Segundo o edital, a divulgação das notas finais das provas objetivas e a convocação para a prova discursiva estão previstas para o dia 12 de novembro.
A prova discursiva, por sua vez, será realizada no dia 07 de dezembro. No entanto, o cronograma pode sofrer ajustes, e por isso é fundamental acompanhar eventuais atualizações no portal oficial banca organizadora responsável pelo concurso.
Leia também: CNU 2024 e 2025: o que irá mudar de uma edição para outra? Saiba tudo
A estrutura das provas varia conforme o nível de escolaridade do cargo pretendido. Para cargos de nível superior, a prova objetiva é composta por 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de conhecimentos específicos. Cada acerto nas questões de conhecimentos gerais vale 01 ponto, totalizando até 30 pontos.
Já a parte específica é distribuída em cinco eixos temáticos, com 12 questões por eixo, e pontuação variável de 1 a 5 pontos, conforme o peso atribuído. A nota máxima possível nesta categoria é de 150 pontos, considerando a soma ponderada das questões específicas e gerais.
Leia também: Como se organizar para as provas dos concursos públicos? Veja dicas
No caso dos cargos de nível intermediário, a prova contém 68 questões de múltipla escolha, divididas em 20 de conhecimentos gerais e 48 de conhecimentos específicos. Todas têm peso igual, e cada acerto equivale a 1 ponto, permitindo que a pontuação máxima chegue a 68 pontos.
Vale lembrar que a distribuição dos pesos por eixo temático nas provas de nível superior pode variar de acordo com o órgão, o cargo e a especialidade escolhidos pelo candidato, conforme detalhado na página 29 do edital.
O próximo passo do processo seletivo é a divulgação dos resultados preliminares. Conforme o cronograma oficial, os gabaritos preliminares das provas objetivas serão publicados nesta segunda-feira, 06 de outubro.
Já a imagem dos cartões de resposta preenchidos pelos candidatos estará disponível a partir do dia 12 de novembro, permitindo a verificação individual do desempenho.
Encontrou algum erro?
Entre em contato