Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) acontece neste domingo e contará com mais de 760 mil inscritos; veja as últimas recomendações
Mais de 760 mil candidatos candidatos em todo o país participam hoje, 05 de outubro, do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2).
A prova, organizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, será aplicada em 228 cidades brasileiras e marca uma das maiores seleções de serviço público federal da história.
Ficar atento aos detalhes é fundamental para garantir uma boa experiência e, pensando nisso, o Estadão, com auxílio do edital oficial e do portal do MGI, reuniu informações essenciais para os candidatos que realizarão o exame neste domingo:
De acordo com o edital do CPNU, o exame será realizado no período da tarde. Os portões abrem às 11h30 e fecham às 12h30 (horário de Brasília). A prova tem início às 13h, sem tolerância para atrasos.
A duração máxima do exame será de cinco horas para os candidatos de nível superior e 3h30 para os de nível intermediário. O edital também determina um tempo mínimo de permanência em sala de duas horas, a partir do início da aplicação.
A recomendação é chegar com antecedência, considerando possíveis imprevistos de trânsito e o tempo necessário para a checagem de documentos e orientações nas salas.
Leia também: Como se organizar para as provas dos concursos públicos? Veja dicas
Para ter acesso à sala de prova, o candidato tem o dever de apresentar um documento de identificação original com foto. São aceitos:
Não serão aceitos fotografias, cópias autenticadas, documentos em PDF, protocolos de solicitação nem documentos sem foto. É obrigatório apresentar o documento original no momento da identificação.
A organização é outro aspecto importante que deve ser seguido para evitar contratempos no dia da aplicação da prova.
Entre as principais proibições, vale destacar o uso de celulares, fones de ouvido e relógios inteligentes durante o exame. Caso o candidato leve algum desses itens, eles deverão ser lacrados em envelope individual fornecido pela organização.
Leia também: CNU 2024 e 2025: o que irá mudar de uma edição para outra? Saiba tudo
O participante deve levar canetas esferográficas de tinta preta ou azul, com corpo transparente, conforme exigido para a leitura óptica do cartão de respostas.
Também é permitido levar água e alimentos, mas apenas em embalagens transparentes e sem rótulos.
Os resultados definitivos do Concurso Público Nacional Unificado estão previstos para janeiro de 2016. No entanto, o cronograma pode sofrer ajustes, sendo necessário que o candidato acompanhe as atualizações pelo edital.