Os candidatos do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) devem passar por cinco etapas avaliativas
Na última sexta-feira (28), o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) lançou o edital de um novo concurso público. Trata-se de uma seleção para o cargo de Soldado Bombeiro Militar, o qual exige ensino superior em qualquer área de graduação.
Conforme o edital de abertura, o processo possui 600 vagas, distribuídas entre os polos localizados em diferentes cidades do estado paranaense, como Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá e Ponta Grossa. Vale citar que do total de oportunidades ofertadas, 60 são voltadas para candidatos negros.
Além dos salários, os novos servidores públicos serão contemplados por um auxílio-alimentação no valor de R$ 834,74.
Leia também sobre como se destacar em concursos públicos concorridos nesta reportagem.
O concurso público do CBMPR será composto por cinco etapas, sendo elas:
Assim, de acordo com o cronograma destacado no anexo V do edital, as avaliações objetivas e discursivas estão previstas para serem realizadas no dia 6 de julho. Os exames serão aplicados nas seguintes cidades do estado do Paraná: Curitiba; Cascavel; Campo Mourão; Foz do Iguaçu; Guarapuava; Jacarezinho; Londrina; Maringá; Paranaguá; Pato Branco; Ponta Grossa; e Umuarama.
A prova objetiva terá 70 questões de múltipla escolha, distribuídas entre os seguintes conteúdos:
Leia também sobre como usar a DeepSeek nos estudos para um concurso público nesta reportagem.
Já a prova discursiva consistirá em uma redação, em que o tema será fornecido no momento da avaliação. Nesse caso, os candidatos devem elaborar um texto entre 20 e 25 linhas.
Os interessados no concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) podem se inscrever entre os dias 14 de abril e 13 de maio. Para isso, basta acessar o portal do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) – banca organizadora – e preencher todos os campos requisitados.
Com isso, os candidatos que não forem isentos da taxa da candidatura devem efetuar o seu pagamento até o dia 14 de maio, para o cadastro ser devidamente efetivado. O valor é de R$ 130.
O processo do CBMPR possibilita a isenção da taxa de inscrição, a qual deve ser solicitada entre os dias 14 e 16 de abril. O pedido pode ser feito apenas por pessoas que se encaixam em uma das seguintes situações:
Leia também sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.
Vale destacar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização.