Por Jennifer de Carvalho
20 de Janeiro de 2025 às 13:22
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) lançou um concurso público para o cargo de Juiz Federal Substituto da 5ª Região. A seleção busca o preenchimento de 11 vagas, além da formação de um cadastro reserva – ou seja, para oportunidades que surgirem ou forem criadas no seu prazo de validade de dois anos.
Conforme o edital de abertura, o processo é voltado para os interessados que possuem ensino superior em Direito. Assim, do número de vagas citado acima, um é para pessoas com deficiência (PcDs), dois para candidatos negros e um para indígenas.
Os servidores convocados estarão lotados em uma das seis seções judiciárias vinculadas ao TRF da 5ª Região: Aracaju (SE), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN) ou Recife (PE). Assim, os contratados serão contemplados por um salário de R$ 35.845,21.
Leia também sobre como se destacar em concursos concorridos nesta reportagem.
O concurso público do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) será composto por cinco etapas, elaboradas da seguinte forma:
Assim, de acordo com o cronograma no edital de abertura do processo, a prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 25 de maio. Já a prova escrita será composta por uma parte discursiva e uma prática. Assim, a segunda etapa está marcada para acontecer entre os dias 27 e 28 de julho.
Leia também sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.
As demais fases ainda não possuem uma previsão para serem realizadas. Por isso, é importante ficar de olho na programação nos canais oficiais do processo, como o portal da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora.
Os interessados no concurso público para Juiz Federal Substituto do TRF5 podem se inscrever entre os dias 30 de janeiro e 10 de março. Para isso, basta acessar o portal da FGV e preencher todos os campos requisitados.
Com isso, os candidatos que não forem isentos da taxa da candidatura devem efetuar o seu pagamento, para o cadastro ser devidamente efetivado. O valor é de R$ 330.
O processo possibilita a isenção da taxa de inscrição, na qual deve ser solicitada entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro. O pedido pode ser feito apenas por pessoas que se encaixam em uma das seguintes situações:
Leia também sobre como lidar com a ansiedade em concurso público nesta reportagem.
Vale destacar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização.
Encontrou algum erro?
Entre em contato