Por Gabrielly Bento
27 de Janeiro de 2025 às 17:33
A Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), por meio do edital nº 001/2025, abriu o concurso público MOBI-Rio para o preenchimento de 75 vagas temporárias destinadas ao cargo de Motorista de Articulado.
Conforme o edital, publicado na última sexta-feira (24), o certame, que reserva oportunidades para pessoas com deficiência, é voltado a candidatos com escolaridade equivalente ao ensino fundamental incompleto.
Leia também sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.
Os contratos, que terão duração inicial de 12 meses, podem ser prorrogados por até cinco vezes, garantindo a permanência dos profissionais por até seis anos. A remuneração mensal prevista para os selecionados é de R$ 3.871,87, com carga horária de trabalho de 210 horas mensais.
Para concorrer, os candidatos precisam apresentar experiência comprovada na condução de veículos de grande porte ou no transporte coletivo de passageiros, além de possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria E, com observação de Exerce Atividade Remunerada (EAR). É também obrigatório possuir o curso de transporte de passageiros devidamente atualizado.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, entre os dias 27 e 30 de janeiro de 2025, por meio do site oficial da CMTC. O prazo de validade do certame é de 12 meses, podendo ser estendido por igual período.
Leia também sobre como funciona a aposentadoria para concursados nesta reportagem.
A seleção será dividida em duas fases. Na primeira etapa, será realizada uma análise curricular, que atribuirá pontuação com base na experiência profissional compatível com a função. Cada ano completo de experiência valerá 10 pontos, sendo necessário atingir, no mínimo, 10 pontos para se classificar.
Na sequência, os candidatos aprovados na análise curricular participarão de um teste prático de direção, cujo objetivo é avaliar o desempenho técnico e o comportamento durante a condução de veículos articulados em um circuito previamente definido pela MOBI-Rio.
Em caso de empate na classificação final, a MOBI-Rio utilizará os seguintes critérios, na ordem abaixo, para definir a prioridade:
Encontrou algum erro?
Entre em contato