Jennifer de Carvalho
29 de Outubro de 2024 às 14:04Nesta terça-feira (29), o Ministério da Educação (MEC) divulgou um Regimento Interno com diversos objetivos para o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Dentre os tópicos está a possibilidade da abertura de um concurso público para novos servidores, incluindo docentes.
Conforme o documento publicado no Diário Oficial da União (DOU), o INES busca promover a educação bilíngue de surdos, a partir da língua brasileira de sinais e da língua portuguesa escrita, além de proporcionar "metodologias, estratégias e didáticas voltadas à pessoa surda".
Assim, quando se trata do lançamento de uma seleção de profissionais para a área, o Art. 91 afirma que esse procedimento faz parte da lista de competências do Conselho Diretor do INES. Com isso, a publicação no DOU destaca o seguinte tópico:
"Definir, observadas as normas legais e regulamentares relativas ao Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec), os critérios gerais para concurso público para ingresso no INES e aprová-los".
O Regimento não informou mais detalhes sobre um novo processo. Por isso, é importante ficar de olho nas informações do MEC sobre uma possível seleção para o Instituto, como o lançamento de um edital, período de inscrições, cargos disponibilizados, quantidade de vagas, entre outros detalhes.
O último concurso público do INES foi finalizado no dia 8 de fevereiro de 2024. No edital nº 046/2023, o salário inicial dos cargos disponíveis era de R$ 3.412,63. Assim, os candidatos concorreram a vagas nas seguintes disciplinas:
Aliás, para se candidatar, os interessados deveriam possuir uma titulação de acordo com o perfil exigido por cada disciplina, como o diploma de Licenciatura. Com isso, os concurseiros passaram por duas etapas: a prova de títulos e uma entrevista.
Assim, um novo concurso público do Instituto Nacional de Educação de Surdos contribuiria para as suas diversas finalidades, como estimular o pensamento reflexivo e a formação de bilíngues em diferentes áreas de conhecimento. Aliás, essa metodologia de educação é fundamental para auxiliar a inserção de pessoas surdas no mercado de trabalho, além de desenvolver ainda mais a sua participação na sociedade.
Encontrou algum erro?
Entre em contato