Por Caroline Andrade
2 de Julho de 2025 às 12:02
O Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Administração (SEAD), tornou pública a realização de concurso para formação de cadastro de reserva no cargo de Oficial Combatente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá (QOCBM).
Leia mais em: Geração Z está preparada para o setor público? Veja o que dizem os especialistas
A participação no processo seletivo é restrita a candidatos com diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), idade entre 18 e 35 anos (com exceção de militares estaduais em atividade) e altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, além do cumprimento de critérios legais e de saúde.
O processo visa preencher vagas futuras durante o período de validade do concurso. Os candidatos aprovados serão incluídos no Curso de Formação de Oficiais como Aluno-Oficial, com remuneração inicial correspondente ao subsídio de 2º Sargento.
A jornada de trabalho e o regime jurídico obedecem às normas aplicáveis ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá.
Confira a função disponibilizada:
Nível superior
O concurso em Macapá será realizado em seis fases: prova objetiva, exame documental, avaliação de capacidades físicas, avaliação psicológica, exame médico e investigação social. A aplicação da primeira etapa, correspondente à prova objetiva, está prevista para o dia 19 de outubro de 2025.
Leia também: Histórias de Sucesso: 6 candidatos dão dicas após serem aprovados em grandes concursos
A prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha, com conteúdo baseado nas disciplinas previstas no edital. As demais fases serão conduzidas conforme critérios estabelecidos pela organização do certame.
As inscrições estarão abertas exclusivamente pela internet, por meio do site da Fundação Carlos Chagas, das 10h do dia 14 de julho de 2025 até às 23h59 do dia 21 de agosto de 2025.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00. O pagamento deverá ser realizado até o dia 21 de agosto de 2025 para a efetivação da candidatura.
Candidatos podem solicitar isenção da taxa de inscrição conforme critérios estabelecidos no edital, durante o período previsto. O benefício é direcionado a:
As datas e prazos do concurso podem ser alterados. Acompanhe os comunicados oficiais no site da banca organizadora.
Encontrou algum erro?
Entre em contato