A informação foi publicada no Diário Legislativo Municipal do Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 22 de maio; entenda o caso
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro autorizou a realização de um novo concurso público. A informação foi publicada no Diário do Legislativo Municipal nesta quinta-feira, 22 de maio.
Segundo o documento oficial, a Divisão de Pagamento de Pessoal aprovou a abertura do concurso público, que contará com apoio da Procuradoria-Geral do Município e da Subsecretaria de Serviços Compartilhados. As duas instituições celebrarão parcerias com o Legislativo para viabilizar a realização do processo seletivo.
Leia também: Geração Z está preparada para o setor público? Veja o que dizem os especialistas
O concurso contemplará seis vagas imediatas, todas voltadas à área jurídica: duas para Procurador da Câmara, duas para Analista de Procuradoria e duas para Analista Legislativo com especialidade em Direito. Além das vagas efetivas, o edital também preverá a formação de cadastro de reserva para os mesmos cargos.
Mais detalhes sobre o cronograma, comissão organizadora e publicação do edital devem ser divulgados em breve.
Leia também: Veja como funciona a nota de corte nas fases de um concurso público
No universo dos concursos públicos, muitos profissionais sonham em passar em uma seleção para um tribunal brasileiro. Conforme o relatório “Justiça em Números 2024”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o país possui cerca de 90 tribunais. Esse número é distribuído entre diferentes vertentes, como: Tribunais Superiores, Tribunais Regionais Federais, Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais Regionais do Trabalho e Tribunais de Justiça Militar.
Um levantamento feito para o relatório “Justiça em Números 2024”, do CNJ, mostra que dentre os 446.534 profissionais atuantes nesses órgãos, 275.581 servidores fazem parte dessa força de trabalho. Assim, muitos concursos para o ingresso em tribunais são lançados para os cargos de Técnico e Analista Judiciário.
O Estadão Concursos elaborou uma matéria para contar o que você deve levar em consideração na hora de prestar um processo para um tribunal. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.
Leia também: Como passar em concursos públicos de tribunais? Veja dicas de especialistas