Por Jennifer de Carvalho
2 de Abril de 2025 às 15:34
No dia 26 de março, a Prefeitura Municipal de Caruaru, localizada no estado de Pernambuco, lançou dois editais de um novo concurso público. Um deles é voltado ao cargo de Analista de Controle Interno.
O edital 02/2025 possui cinco vagas, com uma reservada para pessoa com deficiência (PcD). Assim, os interessados no processo precisam possuir ensino superior completo em Administração, Ciências Contábeis, Direito ou Economia.
Os novos servidores públicos realizarão uma jornada de trabalho de 40 horas por semana, com um salário de R$ 4.500.
Uma das atribuições do cargo é apoiar os gestores públicos municipais para a correta execução orçamentária, financeira e patrimonial do Poder Executivo Municipal. Além disso, os profissionais deverão monitorar as medidas de racionalização de gastos públicos e fornecer informações estratégicas para o governo municipal, a partir do monitoramento das despesas e emissão de relatórios com informações gerenciais.
Leia também sobre como passar em concursos públicos de tribunais nesta reportagem.
O concurso público em Caruaru, no estado de Pernambuco, será composto por uma prova objetiva e uma prova dissertativa. De acordo com o cronograma destacado no edital, as avaliações estão previstas para serem aplicadas no dia 6 de julho.
O exame objetivo terá 40 questões de múltipla escolha, distribuídas entre os seguintes conteúdos: conhecimentos específicos; português; raciocínio lógico; e informática. Já a prova dissertativa consistirá em uma questão dissertativa de conteúdo técnico, sobre um dos componentes de conhecimentos específicos, constantes no item 1.2.3 do edital.
Após essa etapa, os candidatos também precisam passar por uma prova de títulos, em que os documentos requisitados dessa fase devem ser enviados entre os dias 18 a 20 de agosto.
Leia também sobre como a nota de corte é calculada em concursos públicos nesta reportagem.
O período de inscrição do concurso público em Caruaru já está aberto. Os interessados podem se candidatar até o dia 15 de maio. Para isso, basta acessar o portal do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) – banca organizadora – e preencher todos os campos requisitados.
Com isso, os candidatos que não forem isentos da taxa da candidatura devem efetuar o seu pagamento até o dia 16 de maio, para o cadastro ser devidamente efetivado. O valor é de R$ 97.
O processo em Caruaru, no estado de Pernambuco, possibilita a isenção da taxa de inscrição, a qual deve ser solicitada até o dia 4 de abril. O pedido pode ser feito apenas por candidatos economicamente hipossuficientes – ou seja, que não possuem condições financeiras.
Leia também sobre como se preparar para um concurso público nesta reportagem.
Vale destacar que as datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é importante acompanhar os canais oficiais do processo da Prefeitura Municipal de Caruaru, como o site da banca organizadora, para ficar por dentro de qualquer atualização.
Encontrou algum erro?
Entre em contato