Estadão / Concursos / Concurso Regional

Aeronáutica abre concurso para o curso preparatório de cadetes do ar; veja detalhes

O concurso oferece oportunidades para candidatos de ambos os sexos, com ingresso previsto para janeiro de 2026; veja como se inscrever

As provas serão aplicadas em 17 cidades pelo Brasil. - Foto: Envato Elements / leungchopan
As provas serão aplicadas em 17 cidades pelo Brasil. - Foto: Envato Elements / leungchopan

No dia 27 de dezembro de 2024, a Aeronáutica publicou o edital do concurso para admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Com ingresso previsto para janeiro de 2026, o certame oferece 150 vagas para candidatos de ambos os sexos, dando oportunidade para aqueles que desejam ingressar em uma das mais prestigiadas formações da Força Aérea Brasileira.

Leia também sobre as novas regras de aposentadoria para servidores públicos.

Requisitos para participar?

  • Ter ensino fundamental completo;
  • Ter entre 15 e 18 anos até 31 de dezembro de 2026;
  • Ser solteiro e não possuir filhos ou dependentes;
  • 30 vagas serão reservadas para candidatos negros.

Como se inscrever?

As inscrições começam no dia 6 de março, às 10h, e vão até 26 de março, às 9h. Os interessados devem se cadastrar no site oficial da Força Aérea Brasileira (FAB), www.fab.mil.br, e pagar a taxa de R$ 100 até o dia 4 de abril.

Candidatos que desejam solicitar isenção da taxa devem fazer o pedido até o fim do prazo de inscrição. A gratuidade pode ser concedida para doadores de medula óssea e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Leia também sobre concursos públicos para professores e dicas para aprovação.

Provas e etapas do concurso

A prova escrita está prevista para o dia 22 de junho e contará com questões de múltipla escolha sobre:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • MatemáticaAlém disso, haverá uma redação.

As provas serão aplicadas em 17 cidades pelo Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras. Após essa fase, os candidatos aprovados ainda passarão por inspeção de saúde, avaliação psicológica e testes físicos, que ocorrerão entre agosto e novembro de 2024.

Como funciona o curso?

Os aprovados iniciarão o curso em 10 de janeiro de 2026 na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG). O treinamento dura três anos, em regime de internato, e equivale ao ensino médio, com instruções militares.

Durante o período de estudos, a Força Aérea Brasileira (FAB) fornece alimentação, alojamento, fardamento e assistência médica e odontológica, além de uma remuneração inicial de cerca de R$ 1.400.

Após a conclusão, os alunos podem disputar vagas para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), com a possibilidade de seguir carreira na Aeronáutica.

Leia também sobre como ler o edital de concursos públicos e dicas para entender o material.

Encontrou algum erro?

Entre em contato